Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2009
por Pedro Vieira
 

O nome não é auspicioso, houve quem temesse assistir a uma versão do jornal 24 Horas a partir de um estúdio de televisão, confira-se o noticiário da TVI dita "normal" para perceber que os medos nem sempre são infundados, mas a emissão arranca com sobriedade, Henrique Garcia e Moniz em cenário minimalista, mesa branca e chroma key sobre o Tejo, less is more, já dizia o arquitecto Rohe, na versão de alguns, ou então o Paulo bento, na versão de muitos.

O chefe dá as boas-vindas, afirma a fé no jornalismo relevante e siga para bingo, para a primeira peça, novidades sobre a economia nacional comentadas pelo homem do azulejo "Cuidado com o Bagão", aquele mesmo cujo código do trabalho foi vilipendiado há anos atrás pelos mesmos indivíduos que hoje em dia trouxeram à liça um ainda mais amigo da classe operática, junta-te aos bons e serás como eles, junta-te aos maus e blábláblá, e do outro lado da mesa o primeiro indivíduo a ser eleito para o parlamento português nas listas da Iberdrola, ex-delfim dos amanhãs que canta(ra)m, agora convertido ao cinzento dos fatos que não Maconde, é gente desta que enterra a Superconfex e o aparelho produtivo nacional, está dito.

Avança-se para a peça que antevê o congresso do PS, efeméride na qual será entronizado o engenheiro- técnico-mais-uns-pózinhos Kim-il Sócrates, na sequência de uma votação que andou no roça-roça com os 100% , efeméride essa antecipada pela Constança Muito Blasé Cunha e Sá, diz ela que o congresso poderá não trazer nem muita parra nem muita uva, são tempos de crise até para a vinicultura, hélas.

A partir daqui larga-se o nosso rectângulo, mergulha-se no internacional, lança-se a peça que há-de escrutinar a queda do avião turco e eis-nos num imenso espaço PUB, com a EDP e uma variedade de Skip que faz as criancinhas rebolar nas ervas floridas arraçadas da campanha do Molico, outros tempos, as mesmas iconografias, volta o noticiário e com ele o avião partido em três, sem novas pistas sobre o acidente, sem a identidade dos passageiros confirmada, e eis-nos no Bloco Obama do espaço noticioso, os túneis de Gaza bombardeados e o enviado de Obama, a quase falência da General Motors e o orçamento de Obama, a descida da taxa de popularidade (de quem?) e a frase jocosa de rodapé: 'Taxa de popularidade de Obama "queimada" com plano de estímulo económico', só faltou arrematar com um prosaico 'Futuro negro para Obama', há muita analogia por onde escolher, e para falar da América entra Bernardo Pires de Lima, salvé, um  homem da blogosfera, sangue novo mas com cãs no cabelo, para garantir a credibilidade.

O internacional continua com uma entrevista ao representante da ONU em Timor-Leste, sabendo-se que a Fox não abre mão dos Simpsons a TVI 24 apostou num perfeito imitador do Apu Nahasapeemapetilon, avance-se para a Taça Uefa onde o Braga dá cartas mas sucedeu que o Jesus ainda não estava disponível para falar aos seus discípulos sobre o empate e as questões do forno interno do clube (sic), vem depois um lamiré à mão cheia de Bayern que aterrou no Campo Grande, Paulo Bento logo seguido de Pedro Barbosa numa prova de que há algo de podre no reino dos cabeleireiros, de seguida o frango de Helton, sem direito a contraditório, e chegamos ao momento da síntese nacional.

Nela desfilam o julgamento adiado de Isaltino Morais, tio de um famoso taxista helvético, o caso Freeport e o degredo de Justiça, o julgamento do processo Casa Pia e o processo de fraude que envolve uns vereadores da Câmara Municipal de Coimbra, e assim, numa penada, chegamos ao fim da dita síntese e percebemos que Portugal continua a ser apenas e só um imenso Código Penal, mas com mais telemóveis per capita do que qualquer código estrangeiro. A fechar, o Tempo, mas sem efemérides de griffe Mário Crespo, a este Henrique Garcia ninguém arranca a data de nascimento do Savonarola nem a filmografia do Billy Wilder, este dá as boas noites, um até já, lança o painel de debate que vem aí com o Pulido Valente e derivados e ao fim da primeira hora percebemos que dificilmente se leva alguém de esquerda à televisão, nunca à noite e muito menos em programas da manhã (é conferir amanhã a partir das sete), caso contrário ainda comem ao pequeno-almoço as criancinhas da redacção, o que é francamente indigesto. Siga a emissão, então.

por Pedro Vieira
link do post | comentar | partilhar

10 comentários:
o cenário da TeVi é de cabo de esquadra - bem ao jeito da "war room" do Doutor Stranglove (o filme de Kubrick) onde meia dúzia de lunáticos congeminavam o que deveriam fazer com os brinquedos bélicos.
No caso da TeVi24 o esquema é o mesmo, afinal é de guerra que se trata, em vez de balas atiram noticias.
(mal abriram deveriam ter posto logo um letreiro: cuidado com o bagão)

deixado a 26/2/09 às 23:44
link | responder a comentário

Uma mensagem de relevo de Jorge Sampaio.
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/02/jorge-sampaio-e-solidariedade-na-uniao.html

deixado a 27/2/09 às 08:05
link | responder a comentário

Antonio Cunha
Tenham medo, muito medo.

Isto vai pegar fogo. E se achavam que noticias como a pintelheira de braga, ou o magalhaes de TV, eram coisas sérias, então abram bem os olhos para o que ai vem.

Tou a imaginar reportagens tipo favelas em directo no Brasil, ou helicópteros a seguir fugitivos da policia pelas autoestradas.

E depois admiram-se que o pessoal cada vez menos liga aos canais portugueses, e mais à internet e e ao cabo.

deixado a 27/2/09 às 09:42
link | responder a comentário

PG
É curioso notar que ontem este blog aparecia em destaque no site do TVI 24 mas após ser publicado o post anterior sobre o canal em causa (cuja opinião não era muito positiva para eles) foi logo retirado. É esta a informação isenta de que eles tanto falam?

deixado a 27/2/09 às 09:49
link | responder a comentário

Madalena
Na segunda hora,ou terceira, sei lá... segue-se a aberração do homem grávido.Exclusivo para a TVI24.

deixado a 27/2/09 às 09:59
link | responder a comentário

A alternativa será a SIC presumo. O banqueiro Balsemão dá mais e paga melhor à malta do Bloco. Sabemos. Porque será?

deixado a 27/2/09 às 11:39
link | responder a comentário

rivka
o homem gravido que é mulher geneticamente falando mas que estraga o sensacional é claro... lixo!

deixado a 27/2/09 às 11:58
link | responder a comentário

a SICNoticias fez ontem uma promoção abjecta do Portas, comparando os tempos de antena e o destaque (quase sempre em ecran inteiro) feito em comparação com o Jerónimo de Sousa (quase sempre a meio ecran compartilhado com a locutora) um escândalo, se levarmos em conta que o PCP tem o dobro do rácio eleitoral em relação ao partido do táxi

deixado a 27/2/09 às 13:55
link | responder a comentário

lmb
Mies van der Rohe tinha e continua a ter razão. Ainda não passei por lá, logo, ainda não tenho opinião mas, se D. O. tiver razão, em relação ao cenário, claro, fico muito contente por duas razões. Primeiro é sempre bom saber que há quem, não sendo da área, se interesse por essas questões. Repare-se que grande parte da nossa elite cultural, apesar de ser capaz de debitar mais títulos de livros por segundo do que perdigotos por espirro, não conhece um único arquitecto, com a excepção do sempre badalado Siza e, quando quer uma casita, não hesita em contratar o desenhador mais próximo, da Câmara, claro. Em segundo, porque já não suporto a pindériquice dos nossos cenários televisivos. Há tanta gente qualificada para criar espaços com qualidade que, de certa forma, promovessem a qualidade em termos visuais, tão arredada deste país.

deixado a 1/3/09 às 02:44
link | responder a comentário

Rafael
Pelo que já deste canal não vai trazer grande coisa e digo isto porque este canal claramente copia o modelo da SIC Notícias e dou exemplos como o programa, o Prolongamento, copiado á RTP Madeira e também a TVI 24 copiou o Jornal de Domingo da SIC Notícias,o Nosso Mundo que há uns anos dava na SIC, já para não dizer que tem um programa sobre Imobiliário que já deu na SIC Notícias, o Magazine Imobiliario,agora sei vão passar um programa de Golfe,ou seja não é só estes programas que a TVI 24 plagia, e passa certos programas,que a meu ver são rídiculos e que nem deviam passar num canal que se diz denominado de notícas como programas em que falam de Moda,Sexo,Luxos,Livros,Conversas e Paleios,Pessoas Famosas, e excessos programas de futebol e ainda por cima vão transmitir jogos de futebol de praia feminino e ainda colocam programas da TVI.De referir que á promagação também é copiaram modelos da SIC Notícias,embora não passem á mesma hora e nem passam publicidade e os pivôs vêm tudo da TVI e alguns da RTP.E ainda dizem que querem inovar e ser diferentes dos outros dois canais.Eu vou ser sincero e digo que eu não gosto deste canal pelos vários motivos que escrevi neste artigo e para mim não é melhor que a SIC Notícias, que é o meu canal favorito de notícias e o melhor e líder dos canas por Cabo há 8 anos em Portugal e ainda por cima de notícias,coisa invulgar e que não acontece em outro país e é bom que o director do TVI 24 não se esqueç a deste pormenor,em ve z de se armar em convencido a dizer que as audiências da SIC Notícias são ultrapassaveis .

deixado a 3/3/09 às 00:18
link | responder a comentário

Comentar post

pesquisa
 
TV Arrastão
Inquérito
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador