Quarta-feira, 26 de Maio de 2010
por Arrastão
Texto de Tonibler

A humanidade chega ao sec. XXI como chega, porque a sociedade da Liberdade é a mais eficiente no combate diário que o ser humano trava para sobreviver ao meio ambiente. Por meios de selecção natural, as sociedades que se foram livrando dos constrangimentos religiosos, raciais e sexuais são as mais ricas e aquelas que conseguiram satisfazer as necessidades de sobrevivência dos seus elementos, integrando-os na construção do bem comum. Naturalmente, estas sociedades foram dominando as outras e, aos poucos, deitando abaixo os constrangimentos que as outras tinham. A sociedade portuguesa tem hoje mais da sociedade inglesa dos anos 60, que da portuguesa dos anos 60 e, por isso, vive muito melhor.

Por isso a liberdade económica é tão importante e é importante que cada um possa ser integrado na construção do bem comum, não da forma como o estado comum o decide, mas da forma como ele o decide, da mesma forma que não faz sentido que o estado imponha a forma como as mulheres ou os muçulmanos o devem fazer. Deve investir em integra-lo, mas não em emprega-lo. O que é que isto tem a ver com esquerda e direita? Pois…isso eu nunca vou
conseguir entender, mas obrigado ao Arrastão e parabéns!

por Arrastão
link do post | comentar | partilhar

58 comentários:
Não concordo nada, nem sequer percebo onde é que este texto pretende chegar, para além de uma apologia serôdia e trôpega de um conceito vago e mítico como é o de "liberdade económica".


Frases vazias como «Por isso a liberdade económica é tão importante e é importante que cada um possa ser integrado na construção do bem comum, não da forma como o estado comum o decide, mas da forma como ele o decide» desmoronam-se por completo trocando algumas palavras: «Por isso o poder do Estado é tão importante, tal como é importante que cada um possa ser integrado na construção do bem comum, não da forma como muito bem entende, mas da maneira como o Estado, agindo em nome da Sociedade, o possibilita».


Imagine-se se não fosse assim! Seguramente todos quereríamos ser "integrados na construção do bem comum" vendendo os nossos produtos, quaisquer que eles fossem, sem cumprir quaisquer regras nem pagar contribuições a ninguém, em nome da "liberdade económica". Pois claro, até acontece muito, mas mais nos Países miseráveis, como Angola (ou nos subúrbios de S. Paulo e de Bombaím), por exemplo...


Outra frase plena de profundo significado histórico e social é esta: «A sociedade portuguesa tem hoje mais da sociedade inglesa dos anos 60, que da portuguesa dos anos 60 e, por isso, vive muito melhor».


Pudera. Também a Sociedade inglesa dos anos 60 tinha mais da Sociedade norte-americana dos anos vinte, do que da Sociedade inglesa dos anos vinte e, por isso, viva muito melhor.


Do mesmo modo que a Sociedade portuguesa do ano 75 tinha muuito mais da Sociedade soviética dos anos 60 do que da Sociedade portuguesa dos anos 60 e, por isso, viva muito melhor... & etc. e tal por aí adiante, não é?


Não, Tonibler, assim não vamos lá, nem me parece que alguém se converta à sua crença com este texto...

deixado a 26/5/10 às 10:55
link | responder a comentário

am
afinal parece que é mesmo verdade. taxistas will be taxistas, para sempre.

deixado a 26/5/10 às 10:09
link | responder a comentário

Rui F
Eu diria até mais Tonibler
A Sociedade Portuguesa atinge finalmente no século XXI, os níveis de escolaridade que os Britanicos atingiam no final do século XIX.

deixado a 26/5/10 às 10:26
link | responder a comentário

"Um post de direita". Título do autor ou do arrastão?

deixado a 26/5/10 às 10:29
link | responder a comentário

[...] Camarada Toni em trabalho temporário Posted on Maio 26, 2010 by Tonibler A gentil convite da equipa do Arrastão, e integrado nas comemorações do 4º aniversário do famoso blog, aqui o camarada Toni tem a honra de postar hoje no dito. Renovando os votos de parabéns já aqui expressos e agradecendo a honra, está aqui o post. [...]

deixado a 26/5/10 às 10:31
link | responder a comentário

os títulos, as imagens ou os vídeos são todos dos autores

deixado a 26/5/10 às 10:47
link | responder a comentário

sm
Eleições, já!

PS e PSD estão a tomar medidas que em lado algum foram prometidas e sufragadas pelos portugueses.

A situação é excepcional mas devem os portugueses devem ser chamados a decidir sobre as medidas e o rumo a tomar

Demissão do Governo e eleições em 30 dias.

Cada partido apresenta a sua proposta de combate à crise e o caminho para o pós-crise e os portugueses decidem.

Democracia, já!

deixado a 26/5/10 às 10:56
link | responder a comentário

Claro que é "vivia muito melhor" (escapou por duas vezes...), peço desculpa.

deixado a 26/5/10 às 10:59
link | responder a comentário

Agora os comentadores postam, penso que os habituais postadores deviam comentar, de preferência de modo exaltado, os posts dos habituais comentadores.

deixado a 26/5/10 às 10:59
link | responder a comentário

Apoiado!

deixado a 26/5/10 às 11:16
link | responder a comentário

Comentar post

pesquisa
 
TV Arrastão
Inquérito
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador