Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

Agarrem-me, senão eu caio

Daniel Oliveira, 29.01.10


O PSD é contra o despesismo. Não, o PSD é contra o despesismo se a despesa não for dele. Na Madeira, onde um homem mantém o maior partido da oposição e o país refém dos seus caprichos, o PSD acha que se deve gastar sem grandes limites. E é isso que propõe ao país.

É verdade que a lei das finanças regionais tem uma injustiça: contar no seu PIB com os dinheiros de um offshore que nada dá à Madeira em emprego, receitas ou impulso à economia. Porque existe, então? Vão perguntar a quem o mantém. Mas o PSD quer mais. Quer, depois de fazer do endividamento o alfa e ómega da política nacional, que a Madeira se possa endividar sem freio. Que a Madeira, com duas ilhas próximas uma da outra, continue a gastar o mesmo ou mais em despesas de funcionamento do que os Açores, com nove ilhas distantes.

Mas apesar de tudo isto, não deixa de ser reveladora a dramatização que o governo faz da Lei das Finanças regionais, lei que tem um efeito orçamental marginal. Não se limita a apresentar argumentos, como seria normal. Faz uma chantagem extraordinária, como se a estabilidade política estivesse em jogo de cada vez que a vontade do PS, que não tem maioria, é contrariada.

Aprovado que está o seu orçamento, sem nenhuma concessão de monta da qual se possa queixar, este episódio revela, em toda a sua crueza, a estratégia de José Sócrates para os próximos tempos: usar a sua minoria e a eventualidade da queda do governo como uma espada de Dâmocles sobre o país. A culpa, na verdade, é do PSD. Sem liderança e em autogestão, não assusta os socialistas. E enquanto isto durar podem continuar a fazer o jogo do "agarrem-me, senão eu caio". Governar com sentido de responsabilidade e negociando, como tem de fazer qualquer governo em minoria, com os outros partidos? Só em versão encenada. E sempre contrariado. Acabado de sair das urnas, o governo sonha com eleições. E o país fica adiado.

Em stereo com Expresso Online

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.