Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

Citizen Murdoch: o esgoto a seus pés

Daniel Oliveira, 20.07.11

 

O Império do senhor Murdoch chafurdou, durante anos, na imundice, transformando o jornalismo numa profissão mais próxima do crime do que da digna função de informar. É verdade que, no meio do lixo de que é proprietário, estão jornais respeitáveis como o The Wall Street Journal. Mas nunca o direito à informação foi a motivação do Charles Foster Kane da atualidade. No Reino Unido, os seus tablóides fizeram o que quiseram sem que nunca ninguém lhes tivesse posto um travão. Nos Estados Unidos, a sua Fox dedicou-se à mais desbragada das propagandas, silenciando, humilhando e denegrindo todos os que se opunham à agenda neoconservadora. Duas coisas definem o comportamento deste empresário: falta de escrúpulos e promiscuidade com o poder político, seja o de Bush, o de Thatcher ou o de Blair. Rupert Murdoch sempre usou os seus jornais e televisões para ter poder e o poder para fazer dinheiro.

 

O único problema de gente como Murdoch é que a falta de limites acaba quase sempre por os fazer escorregar na sua própria lama. Só se espanta com a sórdida novela do The News of the World quem não se apercebeu da ténue fronteira que separava o comportamento de muitos dos profissionais que trabalhavam para o magnata e o crime.

 

A ideia de que o jornalismo deve dar às pessoas tudo o que as pessoas querem, tratando a informação como mera mercadoria, tinha de acabar onde acaba sempre a mercantilização de tudo: na criminalidade comum. Mas convenhamos que o Rupert Murdoch e os seus capatazes não inventaram a pólvora. Se os jornais que publicam têm compradores e leitores é porque não falta quem não se choque com o esgoto que produzem. Se quem escreve não tem limites é porque quem lê não os exige.

 

No Reino Unido, a investigação parece não poupar ninguém e até o senhor Murdoch teve de ir a uma comissão parlamentar de inquérito para dar explicações. E isto é a parte fascinante da cultura anglo-saxónica. Nada é sagrado. Nem a privacidade dos familiares das vítimas de um atentado terrorista, nem a pose intocável dos poderosos. Se em Portugal não assistimos à devassa da vida privada que é tão comum no Reino Unido, também nunca alguém do calibre de Murdoch seria apertado por deputados no Parlamento. Se ingleses e americanos não hesitam em espiolhar a vida de todos para que a turba julgue os pecadilhos privados das figuras públicas, também são capazes de ser severos com os poderosos. Se nós respeitamos, regra geral, a vida privada dos cidadãos, também temos, como disse um presidente satisfeito, "uma imprensa muito suave" com o poder. A contenção e a reverência podem, muitas vezes, ser primas direitas. Assim como a coragem e a ausência de limites. Como conseguir uma sem a outra? Não sei. É ir tentando.

 

Publicado no Expresso Online

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.