Segunda-feira, 1 de Março de 2010
por Bruno Sena Martins


Um tri-campeão que nunca conseguiu menos que os oitavos de final da Champions e que vê a sua equipa ser depauperada das  mais valias a cada Verão,  merecia um pouco mais de respeito. Não digo dos adeptos dos outros clubes - após 3 anos de olímpico deserto, têm todas as razões para o querer ver ao longe. Mas, francamente,  não deixa de ser triste ver tanto portista cair na tentação populista ou, pior, na desmemória  de Del Neris, Octávios, Couceiros, Fenrnandez e CoDriaanses (eu sei, é triste mas o Mourinho não volta). Gostam de boas conferências de imprensa? Consolem-se com o Quique no youtube.

Muito bem. Demos de barato que o  Benfica está melhor - esqueçamos até que está fora da Taça de Portugal, que beneficia da  contenção de esforço de quem se pôde passear pela Liga Europa, esqueçamos ainda que tem contado com inefável apoio de Ricardo Costa na fragilização cirúrgica de Porto e Braga - o castigo de Vandinho é uma pulhice sem nome).

Mas ponderemos , este ano o Benfica investiu 33,2 milhões de euros enquanto que o Porto teve franco saldo positivo às custas - pagas, claro, por Jesualdo -  das saídas de Cissoko, Lisandro e Lucho. Perante isto, caros portistas, tenham juizinho e façam o favor de  não sonegar, do alto da vossa ingratidão, o mérito a quem já tanto vos deu. Da minha parte, aconteça o que acontecer este ano, Jesualdo continua a ser  o meu treinador.

por Bruno Sena Martins
link do post | comentar | partilhar

44 comentários:
Subscrevo este post na íntegra. Com qualquer um dos treinadores que refere, estaríamos a discutir o 5º lugar ( e já não era mau). A ingratidão de alguns portistas é inconcebível. Jesualdo não tem culpa que a política de contratações nos últimos tempos tenha sido desatrosa e deveria ser contra isso que esses adeptos deveriam insurgir-se.
Custa também ver alguns jogadores portugueses como Castro, por exemplo, serem preteridos por Valleri ou Prediger, jogadores que não têm categoria para vestir de azul e branco. Esperemos que esta época sirva de exemplo, pois no próximo ano sem a Liga dos Campeões, o FC. Porto vai ter que apertar o cinto.
Entretanto, registo o fair play de alguns sportinguistas. Também é preciso saber ganhar, mas eles não sabem.

deixado a 1/3/10 às 15:15
link | responder a comentário

João Paulo Dias
Lamento que mantenhas essa obsessão!

Eu sou defensor da velha máxima de um treinador em cada 2 anos, professada em tempos pelo Pinto da Costa. Que foi alterando ao longo dos anos... as pessoas ficam frouxas, é verdade! Até o SLB passou a controlar o "sistema"!

Pergunto é quem é responsável pela política de contratações dos últimos anos (um tiro certeiro em 5 ao lado, em média)? Não me refiro às boas e inevitáveis vendas... E quem, apesar de tudo, tem o dever de manter a equipa com uma atitude competitiva e "à Porto"! Em boa altura veio, afinal, o Bettencourt defender um Sporting "a Porto"! Para mal do Porto...

Enfim, está na hora de mudar de grande timoneiro e de treinador no FCP! Agarrar-se como está na augura nada de bom! Ao Pinto! Pelo FCP! Não adimito que com tamanha política de vendas continuemos com uma dívida monumental... e ver o SLB a ir para o abismo não me alegra, por saber que estamos ligeiramente melhores!

Quantos mais jogos importantes teremos de perder para se perceber que o estilo Jesualdo não encaixa na filsofia do FCP? O FCP não pode montar equipas defensivas à espera de ter sorte no contra-ataque!

Mas, mais uma vez, a tua obsessão, pelas desculpas contextualizadoras, cega-te a tua lucidez futebolistica!

Para o ano haja melhores ares!

deixado a 1/3/10 às 15:30
link | responder a comentário

Apesar de ser um fervoroso adepto benfiquista, concordo com o post.

Jesualdo transformou o Porto. Entao ha duas epocas nem se fala.
Recuperou Quaresma, lançou Cissokho para a Selecção francesa entre outros.
O Benfica está mais forto. Ponto!
mas o FCP perdeu Lucho . E neste esquema que estava habituado ao argentina, é natural que a equipa se desmorone um pouco.

vamos ver o que acontece nas ultimas jornadas.

Mas o FCP ainda é a unica equipa portuguesa que pode ganhar 4 competiçoes esta epoca

deixado a 1/3/10 às 15:42
link | responder a comentário

João
Jesualdo é e sempre foi um treinador ultra-conservador. É um bom treinador, um homem que manifestamente percebe de futebol, mas tem como grande defeito a falta de flexibilidade táctica. Joga sempre no mesmo sistema, independentemente dos jogadores disponíveis e do modelo táctico do adversário. Ontem, como em muitos outros jogos, entrava pelos olhos adentro que tinha que reforçar o meio campo para ganhar ao Sporting (Izmailov, Pedro Mendes, Moutinho, M. veloso..).

Este ano, para além desse crónico problema estrutural somaram-se outros conjunturais: o vergonhoso “caso Hulk”, as constantes lesões e más exibições de Rodriguez, uma má política de contratações (com responsabilidade de Jesualdo, ou não?) e claro, um SLB muito mais forte do que na época passada.

Perante este cenário de uma política da CD da Liga baseada na ideia de que “vale tudo para tirar o Penta ao FCP” , adversários mais fortes, e uma péssima política de contratações, o que fez JF?
Continuou a insistir ad nauseum em jogadores como Tomás Costa, Mariano, Guarin, Farias.. Sem uma verdadeira alternativa (um PL alto e robusto) a Falcão durante toda a época; cometendo o crime de jogar sem um verdadeiro nr 10, algo que eu nunca compreendi (lembram-se das experiências Mariano e Guarin?); sempre com o eterno 4-3-3, mesmo quando era facilmente manietado pelos adversários e obrigava à utilização de Mariano.

Será que cabe a Jesualdo o papel de um mero instrumento nas mãos da SAD e de quem define a política das contratações? O treinador tem que se impôr e caso esteja contra a política de contratações tem que ter a coragem de "bater com a porta"! Se calhar Jesualdo foi vítima de uma armadilha (a renovação no contrato, justa ou não, resultou de um processo muito complicado e pouco transparente), mas então a sua experiência devia tê-lo orientado noutro sentido.

É também verdade que jogadores como Bruno Alves parecem andar com a cabeça demasiado instável. Em termos ofensivos tem estado excelente, mas a sua posição é defesa-central. Os motivos só ele os saberá, mas nota-se uma ansiedade crescente.

Fernando tem passado completamente ao lado de tudo, na minha opinião tem sido uma das maiores desilusões do ano. Dada a sua juventude era bom que o episódio do SENHOR 4MIlhões e tal nunca tivesse acontecido.

Mas eis o FCP de 2009/2010: um plantel sem alternativas (trinco, nr 10, extremos, PL) para lugares ESSENCIAIS. Comparem com o banco do SLB (que gastou demasiado é verdade, mas também não arrecadou como o FCP).

Não se pode ganhar sempre, mas este ano as culpas repartem-se pela CD; JF e a SAD do FCP (foi esta a responsável pela contratação de jogadores miseráveis que não conhecem a grandeza do FCP). Jesualdo fez muito pelo FCP (apesar de estarem constantemente a tirar-lhes os melhores jogadores) e merece o aplauso final e gratidão de todos os portistas. Mas a sua ERA terminou, isso é evidente! É altura de renovar a equipa técnica e (parcialmente) o plantel! Sem loucuras (Varela e o DC do Nacional não foram jogadores caros e têm mta qualidade, ao contrário dos Predigers).

Espero que Jesualdo sai em grande, com uma vitória na taça de portugal! E a vida continua..

Força Porto, ainda há muitas competições para ganhar!

deixado a 1/3/10 às 15:57
link | responder a comentário

André
já andam a pedir a cabeça do homem?

deixado a 1/3/10 às 15:59
link | responder a comentário

Bruno, este ano o Benfica joga e o resto choraminga...e já agora sobre os milhões gastos...o Porto nos ultimos anos lidera de longe...sobre a liga...o porto sempre a controlou...o benfica controla-a?
Então porque é que o cardoso vai expulso em Braga no tunel quando o que se ve é ele a ser agredido por dois jogadores do braga?
Porque é que o Javi garcia leva dois jogos de suspensão, aparecendo de novo os sumarissimos?
E na luz, não se ve os jogadores do porto a agredir o steward ou é manipulação como as escutas que se ouve o Pinto da Costa a falar de fruta e café??
Para más disposições ide à farmacia...o gurosan é bom para a azia...e chorem, chorem enquanto nós jogamos à bola!!!

deixado a 1/3/10 às 16:36
link | responder a comentário

João Mendes
Bruno,

Como Benfiquista não nego que a vitória do Sporting ontem me animou. Defender os interesses do meu clube não me parece criticável.
Quanto à Taça de Portugal, parece-me que foi uma clara jogada de quem percebeu que não seria possível andar em 4 competições, ambicionando ganhá-las. Em relação ao sorteio da Liga Europa, não me parece que o do Porto na Liga dos Campeões tenha sido mais castigador. Convenhamos que o Apoel e o Atlético de Madrid não são propriamente equipas de classe mundial. As restantes (Arsenal e Chelsea), são aquelas que normalmente actuam na competição, não valendo a pena a ladaínha do coitadinhos de nós (e recordo que o Porto perdeu os 2 jogos contra o Chelsea).
Quanto à liga, a Ricardo Costa, a todo o resto, parece mal a um qualquer portista. Parece que desculpam a má gestão dos últimos tempos com os inimigos externos, campanhas negras, etc..
Parece que pouco aprendem com o Sporting...

deixado a 1/3/10 às 16:44
link | responder a comentário

Bruno, continuas a achar que o Prediger se vai impor mais depressa no porto que o Airton no benfica? :p

deixado a 1/3/10 às 16:56
link | responder a comentário

Fernando Frazão
É impressionante como com um só desaire lhes cai o verniz.
Nunca pensei que o Pedro Vieira e o Daniel Oliveira fizessem parte da"tribo do futebol".
Enfim eles lá sabem

deixado a 1/3/10 às 17:52
link | responder a comentário

Miguel Carvalho
Aplauso, Bruno. Concordo totalmente com o teor do post.

deixado a 1/3/10 às 18:27
link | responder a comentário

Comentar post

pesquisa
 
TV Arrastão
Inquérito
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador