Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

Pessimista?

João Rodrigues, 04.02.10


"Face à grande crise do capitalismo neoliberal, não tenho a menor dúvida que os cidadãos de esquerda devem defender políticas federais e articular a sua luta à escala europeia. Que fique bem claro: hoje, na UE, ou nos salvamos todos ou nos perdemos todos." (9 de Abril e 17 de Julho de 2009)

"Em suma, a menos que ocorra um milagre na Alemanha, o agravamento da crise ecónomica e financeira acabará por fazer saltar a faísca detonadora de uma crise política na UE no próximo ano. A interacção das várias crises conduzirá ao desmoronar da Zona Euro por insustentabilidade social, financeira e política." (17 de Julho de 2009)

"Assim, a manutenção de Portugal na Zona Euro (enquanto esta durar) implica a decisão política, ainda que implícita, de sofrer um prolongado período de grande desemprego. E isto sem que o sacrifício valha a pena porque o nível de vida apenas subirá sustentadamente com o aumento da produtividade e os processos sociais que permitiriam esse aumento, através do investimento e da inovação tecnológica, são prejudicados pelas políticas de austeridade." (19 de Julho de 2009)

"Recordo que a minha previsão não é uma opção política, é uma antevisão racional do fim da actual Zona Euro, gostemos ou não. É possível que após a implosão se venha a constituir uma outra com muito menos membros, ficando (por hipótese) os restantes ligados àquela através de câmbios ajustáveis, mas não quero ir tão longe na previsão." (19 de Julho de 2009).

Excertos de postes que o Jorge Bateira escreveu no Ladrões de Bicicletas: o europeísmo crítico há muito que alerta o europeísmo feliz, que disse sempre sim a tudo. Bons alunos ou como diz João Pinto e Castro: "Ou 'tás caladinho, ou levas no focinho" . A utopia monetarista, na ausência de reformas profundas, acaba sempre mal. Sempre.

12 comentários

Comentar post