Sexta-feira, 5 de Março de 2010
por João Rodrigues


“Da crise do subprime às manobras especulativas na Europa, do pânico bancário à depressão, os sobressaltos da economia mundial revelam desde há dois anos várias histórias imbricadas. A história do sistema financeiro afundado sob o peso dos seus créditos tóxicos; e a do Estado que o faz regressar à tona à custa dos contribuintes. A história do investidor aplaudido que aposta na falência de um país; e a do poder público amedrontado que apresenta à população a factura a pagar pelos planos de austeridade. Todas estas histórias conduzem ao mesmo desenlace. De um lado, os desperados da finança transferem as suas dívidas para os Estados e regressam à via da acumulação. Do outro, o Dubai despede os trabalhadores imigrantes, a Grécia põe os funcionários públicos em dieta e os serviços públicos são guilhotinados. «Se os países europeus “periféricos” escolhessem uma abordagem keynesiana, seriam massacrados pelos mercados», explicou um economista do Deutsche Bank no Financial Times de 10 de Fevereiro de 2010. Raras vezes a oposição entre capital e trabalho terá assumido uma forma tão clara.”

Introdução ao dossiê sobre crise e alternativas do Le Monde diplomatique – edição portuguesa deste mês. Destaque para o artigo de João Pinto e Castro sobre a economia portuguesa, uma das mais informadas e inconformadas vozes económicas do centro-esquerda. Deixo-vos ainda um excerto do editorial de Serge Halimi: “Os Estados salvaram os bancos e não exigiram contrapartidas. Os bancos recuperam uma renovada força contra os Estados. Saqueiam-nos beneficiando da revelação das torpezas que lhes recomendaram. Porque, quando o crédito público diminui, as taxas de juro dos empréstimos aumentam…"

por João Rodrigues
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
zola
"Destaque para o artigo de João Pinto e Castro sobre a economia portuguesa, uma das mais informadas e inconformadas vozes económicas do centro-esquerda."

LOL, e' para rir, so' pode. Earth calling Joao, Earth calling Joao.... Helloooooo?

deixado a 5/3/10 às 21:00
link | responder a comentário

Comentar post

pesquisa
 
TV Arrastão
Inquérito
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador