Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

O egoísmo e o mercado do voto

Daniel Oliveira, 22.12.07
Para se perceber porque é que o salário mínimo tem efeitos no desemprego tem de se perceber porque é que os empresários criam empresas. Os empresários criam empresas porque são egoístas. Gostam do lucro. Os empresários contratam trabalhadores porque estes são necessários para que as empresas gerem lucros. Só contratarão trabalhadores que dão lucro, não contratarão trabalhadores que dão prejuízo. Aqueles empresários que acreditam que devem contratar empregados que lhes dão prejuízo são excepções que acabarão, mais cedo ou mais tarde, por falir.
João Miranda, claro

Resposta possível, usando a mesma lógica:

Para se perceber porque é que os governos impõem o salário mínimo tem de se perceber porque é que eleitores elegem determinados governos. Os eleitores elegem determinados governos porque são egoístas. Gostam de viver melhor. Os eleitores elegem determinados governos se estes defenderem os seus interesses. Como os trabalhadores (e não os empresários) são a maioria dos eleitores, os governos que não imponham a sua vontade às empresas começarão a ser impopulares e acabarão, mais cedo ou mais tarde, por cair. O João Miranda pode achar que os eleitores fazem mal e que assim acabarão por se prejudicar. Mas isso é uma opinião moral do João Miranda que não afecta o comportamento dos eleitores.

Claro que muitas as vezes isto não acontece assim. Porque, ao contrário do que pensa João Miranda, nem os eleitores nem muitos empresários (os mais competentes) se guiam apenas por critérios que tenham em conta as consequências imediatas de cada decisão. E ainda bem. Porque tal como o voto absolutamente egoísta acaba por ter consequências nefastas para o eleitor, uma gestão que tenha apenas em conta a lógica linear de João Miranda, destruindo a coesão social e desqualificando a mão de obra, é absolutamente irracional e suicida num país desenvolvido. Até um liberal, desde que tenha os pés assentes na terra, percebe isto.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.