Sócrates queixa-se do "calvinismo moral radical". Das duas uma: ou aquilo a que Sócrates chama de calvinismo se manifesta contra o facto dele fumar, e aí ele foi o único a dar sinais de padecer de tal maleita: foi ele, sem que ninguém lho pedisse e num gesto disparatado e inédito em Portugal, que prometeu deixar de fumar. Ou o "calvinismo moral" manifesta-se na censura social a um determinado comportamento. Acontece que esse mesmo comportamento passou a ser ilegal por uma lei feita aprovar pelo próprio Sócrates. Se Sócrates pode pôr os ficais da ASAE atrás de nós, queixa-se de quê quando nós, cidadãos, queremos a ASAE atrás dele?
É simples: eu passo a poder fumar em todo o lado e vão ver como me passa já o calvinismo. Até lá, caro primeiro-ministro, ou há justiça ou comem todos. Se eu não posso fumar, o senhor não pode fumar. A indignação com o seu comportamento é, de facto, moral, mas nada tem de calvinista. É democrática: quem decide impor a todos determinadas regras tem de as cumprir.
É evidente que uma cadeira de Inglês Técnico tirada por fax não chega para se ficar a saber o que é calvinismo. O termo deve ter-lhe sido soprado à última hora por alguém da embaixada a Chavez, esse farol da democracia... De qualquer modo, depois do grotesco pedido de desculpas e da ridícula promessa de que vai deixar de fumar, a nova tirada contribui para um retrato mais fiel do indivíduo que este País tem como primeiro-ministro. Por mais que a "entourage" do dito se esfalfe, inclusive neste espaço de comentários, para lhe limpar a imagem, a verdade é que ela está definitivamente conspurcada junto de quem se preze de um mínimo de dignidade.
Antero de Quental A ASAI não pode ser a Associação Secreta de Anjos Imaculados pois o Sr. José Pinto de Sousa fumou no céu e não foi multado, são cá mais de baixo, bem mais de baixo.
Ó Daniel não é nada pexoal xó k akabei agora de ouvir na SIC Notícias k o novo akordo foi aprovado, ainda por xima kom uma koligaxão PS, PSD e Breloque, portanto quanto ao "kalvinismo" xó konheço um, o do Kalvin e o do Hobbes, komo tmb expero k rapidamente haxa um novo akordo pra xe paxar a excrever komo eu e komo muita xente.
Já se sabe que nem a ASAE nem a DGS - Direcção Geral de Saúde - vão actuar neste caso de Sócrates a fumar em avião fretado a 10000 pés de altitude...os "responsáveis" já declararam - Francisco George da DGS - que tencionam tomar qualquer tipo de procedimento sancionatório... E está tudo dito, sobre esta democracia doente e em lenta putrefacção...
O pedido de desculpas foi digno de um infante da 1ª classe da escola primária e a reacção posterior de persiguição política com expressões como "Calvinistas Sociais Radicais" foi digna de um menino mimado e indigna de um PM de Portugal... Se a arrogância pagasse imposto, há muito que Sócrates já estaria na lista negra de devedores ao fisco...
Não é por nada, mas a proibição de fumar em aviões, que eu me lembre, é anterior a esta lei do tabaco. O que desculparia ainda menos a ignorância. O pormenor de poder ser legal em voos fretados, que ainda não vi esclarecido, coloca a coisa no dominio dos principios e daí é que não é de esperar muito...