Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

Bem que os meus amigos me diziam que tinha de aprender a jogar bridge

Pedro Sales, 29.12.09


O Expresso desta semana dedica uma página inteira, e todos sabemos como elas têm o seu tamanho, à questão que move meio país nesta época da concórdia e da família. “Como queimar as calorias da ceia”? São os conselhos normais. Beber muita água, uma sopita ao início da refeição, fruta à sobremesa. Daí até ao exercício físico é um passo, apresentando uma grelha com as calorias que podem ser “queimadas” com os mais variados tipos de actividade. Correr, nadar, andar de bicicleta. O trivial, mais uma vez.

A listagem só começa a ser surpreendente quando se vê que ir à missa do Galo, ou estar sentado, são algumas das formas recomendadas pelo jornal para desmoer a orgia de filhoses e rabanadas do Natal passado. Deve ser a isso que se chama esperar sentado, mas é pouco crível que a barriguinha, acostumada que está ao conforto do sofá que a viu crescer, se sinta inibida com tamanha demonstração de disciplina e força de vontade.

Ainda sentado, o Expresso indica-nos uma forma imbatível de perder peso. Continuar na mesa onde se passou a última semana, desta vez para jogar às cartas. São 210 calorias em duas horas, no caso dos homens, 165 no das mulheres. Ainda longe dos valores alcançados em cima de uma bicicleta ou na piscina, mas sempre é mais intenso, segundo os números deste semanário, que ter relações sexuais. Isso mesmo. Esse exercício, de aparente baixa intensidade, fica por umas pálidas 23 ou 21 calorias, consoante o género, a cada 15 minutos. Não faço ideia como é que o jornal chegou a estes números, mas ou esta gente é toda estrangeira ou, depois da presença do Ricardo Araújo Pereira na capa da Playboy, isto é bem capaz de desferir o último golpe no mito da “coutada do macho latino” que, afinal, se parece contentar com a bisca lambida.

Bem sei que o leitor-tipo do Expresso já está mais na idade em que ir à missa do galo ou permanecer no sofá já parece uma esforçada ideia para emagrecer, mas, sejamos justos, deve haver aí gente com muito mau perder para consumir mais calorias a jogar às cartas do que no chavascal. E lá voltamos nós à guerra dos sexos. De acordo com as contas do Expresso, apenas os homens torram mais energia a jogar às cartas. A coisa anda ela por ela, mas as mulheres, essas tontas azaradas, parecem não se envolver seriamente nos secretos prazeres que se podem ter num memorável jogo de bridge ou numa saudável partida de sueca.

Aqui chegados, confesso que o único sentimento que me move é o da inveja. Que grandes jogatanas de cartas anda para aí muito boa gente a ter sem que ninguém me tenha dito nada. Não fosse o Expresso e continuava sem saber estas coisas.

5 comentários

Comentar post