TVI 24
Com pouco mais de uma hora de emissão, pouco se pode dizer sobre o novo canal de notícias para além do grafismo, decor e grelha. Sobre o decor, não podia ser pior. O telejonal é apresentado numa nave espacial (uma mesa enorme branca desafia todas as regras). O grafismo também não é famoso.
A TVI não tem, sobretudo em matéria informativa, a rodagem dos outros dois canais. Sempre apostou menos nessa área. A RTP tem muitos anos e a SIC tem há muito tempo um canal de notícias. Henrique Garcia parece estar enferrujado, mas é uma boa aposta para dar credibilidade ao canal.
Quanto à grelha: muitos programas são uma cópia da SIC Notícias que já tinha sido copiada pela RTP N. Até os programas de debate têm o mesmo modelo: frente-a-frente diário de comentário às notícias, debate semanal a três que pretende ser de referência e debate semanal informal. Os dias de cada um até serão os mesmos. Só não arriscaram as mesmas horas. Novidade, serão, talvez, os programas mais populares. Foi aí que a TVI decidiu arriscar. No resto ficou-se pelas fórmulas que os concorrentes já experimentaram.
Só em velocidade cruzeiro se pode saber o que vale um projecto deste genero. Com concorrentes mais experientes e com públicos mais fieis (a RTP N demorou muito a descolar), não será fácil. As cópias dificilmente resultarão. As novidades, que são algumas, talvez.