Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

Um homem do povo

Sérgio Lavos, 14.01.11

 

O populismo quando nasce é para todos. E Cavaco, com a queda nas sondagens, também decidiu abocanhar a sua fatia. Pena é que o tenha feito recorrendo ao, como dizê-lo, enviesamento de classe. O homem que repete 30 vezes - 30 - a palavra "povo" num discurso apoia-se num mito que está muito distante da verdade, para não dizer que se baseia na pura mentira. Nasceu em Boliqueime, é certo, mas a Cavaco certamente não interessará que seja divulgado que a sua família pertencia à pequena burguesia rural, que os seus pais viviam do comércio de frutos secos e de combustíveis e eram proprietários num tempo e lugar em que poucos o conseguiam ser. "Vir do povo", no caso de Cavaco, significa ter conseguido prosseguir os estudos com a ajuda da riqueza familiar, significa ter sido excepção, privilegiado, numa época em que poucos, na sua aldeia, o eram. Mas que isso não impeça os spin doctors que lhe escrevem as falas de continuar a cavalgar a onda populista; a imprensa suave por cá continuará a não fazer um dos seus trabalho de casa: desmontar o discurso engenhoso e oportunista do "candidato do povo".

 

- Vídeo via Provas de Contacto -

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Sérgio Lavos 15.01.2011

    A resposta à sua pergunta é: não. Não na acepção da palavra que o discurso populista de Cavaco quer dar. E essa é a grande questão. "Pobrezinho e indigente", como escreve, serão as duas "qualidades" que Cavaco quer passar ao dirigir-se ao "povo" - lá está - com um discurso populista. E o que é que o nível de literacia tem a ver com a classe a que os pais pertenciam? 
  • Sem imagem de perfil

    HG 15.01.2011

    Sérgio, se não associa os níveis de literacia com a capacidade económica e classe social no Portugal de há 60, 70 anos não sei que lhe diga.

    Duvido, sinceramente, que Cavaco queira passar a imagem de um antigo indigente ou pobrezinho, toda a gente sabe que ele não o foi. Nunca o ouvi queixar-se que passou fome. Mas não é isso que não o faz do "povo". Creio que ele quer reforçar o facto de ter sido criado num meio rural e humilde, de pessoas simples, com alguns privilégios como os que falou, mas sem tantos outros de quem sempre viveu na grande cidade. Claro que há aqui estratégia eleitoralista, mas não com a leitura que lhe faz. Francamente, acho que a sua questão não é questão.
  • Imagem de perfil

    Sérgio Lavos 15.01.2011

    Se formos pelo nível de literacia, aí Cavaco "perde", porque chegou onde ninguém do "povo" chegava: e concordo consigo: não há questão, nem pode haver; mas o discurso do povo para o povo é dos mais demagógicos que pode haver, mais ainda quando não há um fundo de verdade nesse discurso. Mas colhe, senão Cavaco não o faria.
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.