Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

Manuel Alegre: o filho pródigo do Partido Socialista

Bruno Sena Martins, 10.04.11

Como resposta às negociações entre o BE e o PCP, Manuel Alegre usou o palanque do congresso do PS para, qual oráculo, lembrar sonante:

 

"Não há soluções de esquerda sem o PS"

Para mim este singelo aviso sintetiza bem o erro que alguma esquerda cometeu ao apoiar Alegre nas presidenciais. Manuel Alegre serve a dois senhores: está comprometido com os valores de esquerda e está comprometido com o PS (uma relação de amor incondicional, está bom de ver). Esse compromisso dúplice tem obrigado Alegre a anos e anos de contorcionismos tão maçadores como previsíveis: ora faz aproximações estratégicas à esquerda contestatária, ora volta com a consciência pesada à casa mãe do PS (por muito que esta se afaste do que outrora jurou ser). A mim não me levou.

 

Manuel Alegre será sempre o filho pródigo do PS e o maior capital que representa é, no fundo, servir àquele partido como o símbolo esquerda pronto-a-servir. A esquerda que vai a eleições nas legislativas deve ter a inteligência de deixar Alegre entregue aos jogos narcísicos das suas dores de alma, à instrumentalização a que se sucessivamente se permite, e forjar um alternativa de governo que se imagine poder (e porque não uma coligação pré-eleitoral entre BE e PCP?). Se Alegre não imagina soluções de esquerda sem o PS, cabe à esquerda mostrar que pode sobreviver sem os movimentos pendulares tão bem interpretados por Manuel Alegre, o prodigioso filho do Partido Socialista. Não deve ser assim tão difícil.

 

Publicado no Aparelho de Estado.

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.