Quarta-feira, 20 de Abril de 2011
por Bruno Sena Martins

Tenho dúvidas se a ausência do BE e do PC nas negociações com o FMI terá sido acertada. A minha questão não se prende tanto com o dilema estratégico: valeria a pena legitimimar as negociações para tentar mover umas vírgulas de lugar? Talvez não. Mas lamento pela falta de confiança no proselitismo de esquerda: imagino que as negociações fossem uma excelente oportunidade para tentar converter os senhores do FMI a um projecto revolucionário de esquerda para a extinção do capitalismo predatório. Eu sei, eu sei. Mas maça-me que desistamos de tentar. 


por Bruno Sena Martins
link do post | comentar | partilhar

31 comentários:
Anónimo
É óbvio que o que o BE e o PCP deveriam fazer era sentar-se à mesa com o FMI para dizerem depois, de sorriso rasgado em conferência de imprensa, que o FMI os ouviu e vai tomar em conta as opiniões daquele 20% de eleitorado. Yeah, right. 

deixado a 20/4/11 às 15:39
link | responder a comentário

Rui F
"...Tenho dúvidas se a ausência do BE e do PC nas negociações com o FMI terá sido acertada..."

Obvio que não foi.

Quem vota Bloco ou PC fica com a certeza que eles não têm argumentos de "mesa" nem o minimo poder negocial.

Como convencer agora os trabalhadores, que podem efectivamente contar com o Bloco e o PC quando o assunto envolve poderes internacionais?
(já sei já sei...negociar é uma palavra "porca")

deixado a 20/4/11 às 15:43
link | responder a comentário | discussão

Leo
Acho um piadão do caraças que papagueiem a treta das "negociações".

Não há nenhuma "negociação". Eles limitam-se a informar que medidas vão impor ao país. E o trio da desgraça, os partidos do arco da submissão, comem e calam.

Para cenas destas obviamente não contam com o PCP. Ainda há dignidade no país.


Rui F

Acho um piadão a cassete...


Não contam com o PCP?
O Carvalho da Silva foi lá fazer o quê?



Leo
O Carvalho da Silva representa a CGTP que por sua vez representa trabalhadores de todas as tendências e sectores.

O PCP é um partido político e é representado pela sua direcção. E não tem nada que ser convocado por uns fulanos estrangeiros que ninguém por cá elegeu. É ao PR que compete convocar partidos políticos e é o governo que com eles negoceia e dialoga.

deixado a 21/4/11 às 19:42
link | responder a comentário | início da discussão

Caxineiro

foi lá para se prevenir contra as acusações que o senhor faria se não tivesse ido, por exemplo; prevenindo o futuro

O PC não foi porque está vacinado contra a cassete da cassete,


Rui F

E se o parrtidos Bloco e PCP também fossem e não deixassem as despesas da casa para a CGTP, afinal uma organização "puramente" sindical?

Não davam mais força à ideia se defendessem a uma só voz a mesma ideia?


Caxineiro

você parte do princípio de que o FMI está interessado no que o Carvalho da S  ou o PC pensam sobre as medidas a serem tomadas. Por mim, penso que só estão interessados neles para enfeitarem o bouquet e darem mais credibilidade ao roubo

A CGTP é aquilo que a maioria dos seus filiados querem que seja
Quanto ao resto já tem a resposta nos comentários do LEO

deixado a 27/4/11 às 13:47
link | responder a comentário | início da discussão

joaquim azevedo
Eu sou de opinião que o Bloco e o PC não só deveriam ter ido à tal reunião, como ainda deveriam ter enviado delegações a receber a Troika no aeroporto com cartazes de boas-vindas e ajudá-los a encontrar o hotel. Com tanta deferência os camaradas do FMI ainda acabavam a emprestar-nos o money a fundo perdido.

deixado a 20/4/11 às 16:09
link | responder a comentário | discussão

A.Silva
Eu só não percebo é porque é que o PP Coelho e o P Portas não foram esperar a troika e levar as malas dos senhores, podia ser que recebessem alguma gorjeta e sempre eram mais uns trocos cá para o pessoal.


joaquim azevedo
Caro Silva, o Portas já foi condecorado pelos States do Bush quando alinhou na farsa do Iraque. Mas ainda há quem lhe dê crédito... A ele, ao Sr Durão Burroso e a outros que tal.

deixado a 21/4/11 às 00:49
link | responder a comentário | início da discussão

Eu acho que até com os terroristas se negoceia. E, aliás, até agora não se está negociar nada... O FMI limitou-se a «ouvir» os vários parceiros sociais. Muito embora possa ser qualificada como uma atitude coerente, acho que foi um erro. Até porque vai de encontro às opiniões de quem acha que os não pertencem ao «arco do poder» (que bela expressão, não acham?) são umas criancinhas sonhadoras, incapazes de tomar atitudes responsáveis

www.mindjacking.wordpress.com (http://www.mindjacking.wordpress.com)

deixado a 20/4/11 às 16:40
link | responder a comentário | discussão

Leo
Eu também acho que se for absolutamente necessário até com terroristas se negoceia. É isso mesmo que tantas vezes a CGTP tem feito.

Mas os partidos políticos negoceiam com o governo do país. Não andam a toque de caixa de estrangeiros que ninguém elegeu. A quem compete negociar é apenas ao governo, mesmo com terroristas.

deixado a 21/4/11 às 19:47
link | responder a comentário | início da discussão

Rui F

A mim particularmente faz-me 2348263478268 vezes mais confusão ver o PC Português patrocinar uma reunião internacional em Lisboa onde estão todos os partidos comunistas do mais canino que há no planeta terra, do que o Bloco de Esquerda ir a uma reunião com as aves de rapina do FMI...mais não seja para lhes dizer na cara: voçês são abutres.

deixado a 20/4/11 às 17:02
link | responder a comentário

Ze da Porrada
Bruno Sena Martins, tem duvidas da atitude do Bloco e do PCp?olhe eu não tenho nenhumas...este procedimento é a demonstração cabal que estes partidos são parte do problema e nunca da solução. Ou é tudo ou é nada. Os trabalhadores que se fodam.Deviam lá ir e dizer o que pensam da Europa e do fMI. Mas fugiram.Achei-lhe muita piada quando diz: "As negociaçoes fossem uma excelente oportunidade para tentar converter os senhores do FMI a um projecto revolucionario de esquerda".Bruno voçê  é um Grande Ponto....Só voçê conseguiu fazer-me rir.Cuba vai metendo o "socialismo na gaveta"  e voçê quer substitui-los no fracasso...  . "Portugal por negociação do BLoco com o FMI e BCE tornou-se um pais Socialista". Grande titulo de jornal...Vote de maneira a impedir a direita no poder,e já está a ser  um grande revolucionario. 

deixado a 20/4/11 às 17:38
link | responder a comentário

Chico da Tasca
Bruno sena martins o que tu pensas ou deixas de pensar interessa pouco...

deixado a 20/4/11 às 18:00
link | responder a comentário

LAM
Bruno, toda a gente sabe que não ninguém a convencer nem nada a negociar. Mas era muito importante quanto mais não seja conhecer pelos próprios aquilo que amanhã se vai contestar por via de notícias de jornais. Mas, ao preferirem entregar o papel da "esquerda" de serviço ao PS, não venham depois queixar-se do voto útil; uma esquerda que se demite de ir ao confronto e ao debate e de estar presente nas horas mais cruciais sob pretextos fúteis, não serve para nada.

deixado a 20/4/11 às 18:46
link | responder a comentário | discussão

Rui F
Isso mesmo LAM


Leo
O confronto faz-se no parlamento, nos media e nos debates um pouco por todo o país. A luta faz-se em todo o lado e também nas ruas. A gestão dos assuntos do país quem compete a quem o povo elegeu. Goste-se ou não, mas é ao governo que compete a gestão da coisa pública. 


Rui F
Leo

Mas os tipos do FMI vão ao parlamento?
Se não vão, resta aso partidos fazerem-se ouvir onde eles estão.
Nesta situação não se trata de gestão até porque o governo está demissionário.

Continuo na minha: a minha vontade ninguém a explicou ao FMI.

deixado a 26/4/11 às 09:11
link | responder a comentário | início da discussão

bfnsfgnswn

http://www.horizonteacores.com/index.php?option=com_content&view=article&id=531%3Acarlos-cesar-garante-que-acores-tem-folga-para-dar-apoios-publicos-para-compensar-efeitos-da-crise&catid=1%3Aacores&Itemid=162 (http://www.horizonteacores.com/index.php?option=com_content&view=article&id=531%3Acarlos-cesar-garante-que-acores-tem-folga-para-dar-apoios-publicos-para-compensar-efeitos-da-crise&catid=1%3Aacores&Itemid=162)

deixado a 20/4/11 às 19:16
link | responder a comentário

Cecília
Muito mal feito.  Vivem aqui ou noutro planeta?

deixado a 20/4/11 às 19:22
link | responder a comentário

Comentar post

pesquisa
 
TV Arrastão
Inquérito
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador