Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

Empreendedorismo

Bruno Sena Martins, 29.12.11
A ode ao empreendedorismo sob a mistificação da 'crise como oportunidade' labora no vício neoliberal da competição individualista, do 'salve-se quem puder'. A crise é uma oportunidade, isso sim, para acabar com a lógica predatória cumprida e incitada pelo empreendimento capitalista. Uma oportunidade para a revolução. Empreendedorismo o caralho.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    SubCmte_Paulo 29.12.2011

    Talvez o Sr. Gentleman possa explicar porque é que as melhores aplicações Web são open source? Linux? Open Office? Existe vida além do capitalismo e a Internet talvez seja o melhor exemplo de igualdade. O empreendedorismo é uma fantasia bonita que alimenta os bolsos dos bancos, por isso é que só se fala dos que vencem, nunca se fala dos que se endividam e depois vão à falência. Tudo retórica.
  • Sem imagem de perfil

    Gentleman 29.12.2011

    A maior parte do código do Linux e do OpenOffice é desenvolvido por empresas privadas. No caso do Linux a percentagem é superior a 80%. No caso do OpenOffice não conheço dados mas deve ser, seguramente, superior a 90%. 
    Mas convém lembrar que software é um caso especial. Tente encontrar fabricantes de hardware ou de quaisquer outros bens de consumo e que sejam sem fins lucrativos e perceberá a singularidade do software.


    Além disso, quem lhe diz que não é necessário espírito empreendedor para criar e manter projectos de software open-source? 


    Como já escrevi, o empreendedorismo que envolve investimentos financeiros acarreta risco de falência. Elevado risco de falência. O empreendedorismo não é fácil. Mas é a ele que devemos grande parte do bem-estar de que actualmente usufruímos. Ao contrário do que muitos julgam, a melhoria registadas nos últimos 150 anos nas condições de vida do povo não se deve a politicos, sincalistas ou revolucionários. Deve-se a engenheiros, cientistas e empresários.
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.