Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

Injustiça

Bruno Sena Martins, 19.01.12

É uma injustiça o que estão a fazer ao João Proença. Chamarem-lhe sindicalista. Não se faz.

13 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Pedro Lourenço 20.01.2012


    ó amigo Clint, eu não sei se é verdade porque não ouvi.

    Mas permita-me que lhe apresente as razões pelas quais acredito que tal efetivamente aconteceu.

    Primeira: Proença nada tem a ganhar em mentir neste caso. O acordo está assinado, ato consumado; por muita mentira que ele possa dizer nada lhe tirará o epíteto de traidor e coisas assim. O máximo que pode é establecer a verdade. Mas para isso, basta-nos pensar um pouco. Pela nossa cabeça e não pela cabeça do comité central. Assim sendo, avancemos à segunda.

    Segunda: com o objetivo de manter a ilusão, a CGTP nunca poderia aceitar qualquer acordo, mesmo que saiba que a alternativa ao acordo fosse medidas bastante mais gravosas para os trabalhadores do que este acordo. Ser-lhes-ia muito difícil explicar isso e a onda de indignação contra a UGT - de que este post é um perfeito exemplo, daí ser disparatado - sentir-se-ia muito mais contra a CGTP porque de uma sindical fundada pelo PS e PSD não podemos esperar muito. Logo, as pessoas teriam rompido com a CGTP e isso não é bom para a CGTP, para o PCP e não seria bom para o sistema capitalista português que deve muito à CGTP por "encarreirar" os protestos de forma a que estes, em última análise, não sejam prejudiciais.

    Terceira: Para a CGTP, controlada pelo PCP, é importante que a situação não descambe. Porque assim mantém a situação como está o que lhe permite manter a sua influência numa franja importante da população e menter o status de ser um partido parlamantar. Não é muito, dirá. É o suficiente para manter uma elite, seja no partido, seja no sindicato. E isso é muito importante porque para o PCP existirá sempre uma elite que convém proteger que não é necessariamente o proletariado ou a classe média proletarizada.

    Quarta: Caso nenhum acordo fosse assinado, as consequências seriam um maior desiquilíbrio nas relações laborais que permitiriam certamente o lock out de algumas horas por dia com o consequente corte salarial. Isso levaria a que a situação social se degradasse muitíssimo e o PCP e a CGTP, das duas uma: ou alinhavam com a rebelião alagada a todo o país e teriam de se habituar a uma nova realidade com consequências muito gravosas para suas suas elites que se veriam obrigadas a lutar e a serem revolucionárias - algo que lhes deva jeito nenhum - ou finalmente seriam obrigadas a deixar cair a máscara, abandonando definitivamente os intentos revolucionários e com isso perderiam a sua influência sobre a população, o que significaria que o PCP e a CGTP deixariam de ter importância para o sistema capitalista e com isso perderiam o sustento das suas elites.

    Por tudo isto se percebe que o Proença foi usado para fazer o trabalho sujo. Foi pouco inteligente o Proença.? Se calhar, mas não lhe restava qualquer outra alternativa.

    Percebeu porque é perfeitamente plausível que altos quadros da CGTP e do PCP tenham aconselhado o Proença a assianr o acordo? 

    Agora, claro, os da CGTP processam criminalmente. E ganham. Porque certamente que o Proença não consegue provar a existência dessas conversas. Se o conseguisse, os da CGTP não eram doidos a ponto de entrar em tribunal com uma ação que os desmacarasse.

    Se o amigo Clint, ou qualquer outra pessoa que tenha tropeçado neste exercício vagamente subversivo, tiver algo a contrapôr, por favor faça-o porque eu gosto de ser contrariado. Só assim consigo aprender.
  • Sem imagem de perfil

    joroca 20.01.2012

    Pedro Lourenço, ganhas ao Spielberg!! E que tal pensar que os senhores que incentivaram o Proença a assinar este acordo criminoso poderão estar aqui  http://corrente-css.blogspot.com/2011_08_01_archive.html (http://corrente-css.blogspot.com/2011_08_01_archive.html)  ?!

    E agora ou Proença diz quem foram ou arrisca-se a ser desmentido. Porque toda a trama que criou não tem sentido. Sentido nenhum. Baseou-se em especulações sem qualquer fundamento que não a mera intriga. Eu diria: alucinações! Deixe de tomar disso.
  • Sem imagem de perfil

    Pedro Lourenço 23.01.2012

    Nem lhe peço para me dar factos.

    Ficava satisfeito se me apresentasse argumentos.

    Mas mais uma vez as minhas expetativas sairam defraudadas.
  • Sem imagem de perfil

    A.R.A 23.01.2012

    PEDRO LOURENÇO

    Os argumentos que busca, perante a sua rebuscada teoria, serão sempre tidos por si como insatisfatorios pois o Pedro não consegue vislumbrar a postura de idiota util a que o Proença se prestou (os intentos poderão ser isso sim alvo de especulações) e se quiser factos para analisar poderei de bom grado adiantar-lhe um:

    - A questão da meia hora a mais; tal medida que no fundo nem aos patrões fazia sentido, foi como exigir o impensavel como "moeda" de troca para, no final, deixar cair tal ideia estapafurdia e assim o governo alcançar os seus intentos, vulgo os da CIP.  

    É verdade que a postura do João Proença que, mês e meio andava de braço dado com o Carvalho da Silva na greve geral (é bom não esquecer!), foi surpreendente até para os seus associados mas nunca para quem já o tinha visto fazer "coisas do genero" a mando do ps.

    A.R.A

  • Sem imagem de perfil

    pedro lourenço 23.01.2012

    "o Pedro não consegue vislumbrar a postura de idiota util a que o Proença se prestou"

    eu vislumbro. Até lhe chamo pior que idiota útil.

    Mas do Proença eu não espero nada. O tipo é do PS, esse sim, o partido mais inútil de sempre. E esses, como se costuma dizer, não nos desiludem porque já nada deles esperamos.

    Da CGTP não se pode dizer o mesmo...

    Daí que a minha teoria, que o ARA apelida de rebuscada, não é teoria. É pura análise. E é pura constatação da nulidade que a CGTP foi desde que foi fundada. Pelas razões que acima apresento.

    Abraço
  • Sem imagem de perfil

    A.R.A 24.01.2012

    PEDRO LOURENÇO

    Não tenho qualquer duvida que o Pedro e afins acreditem na nulidade da CGTP o que por si só já justifica a existencia desta inter-sindical pois, como já deve ter reparado, a nossa franja empresarial ainda se revê no conceito de "patrão" e não de "gestor" e, enquanto assim for, será extremamente dificil haver lugar a qualquer tipo de consenso em futuras concertações sociais onde tanto a CIP, e por consequencia, a CGTP apresentam discursos antagonicos que inviabilizam qualquer coisa mais do que uma luta de classes do mundo laboral.

    Para além dos atropelos repletos de ilegalidade (num estado que se diz de direito) que este governo tem feito a Constituição da Republica Portuguesa, se somar-mos o retrocesso historico que em pouco mais de 6 meses destruiu as fundações de um direito laboral que demorou 36 anos a cimentar, depressa percebemos que seria impossivel a CGTP assinar um acordo (pré-cozinhado, que o Proença só teve que aquecer) que visa fragilizar os direitos dos trabalhadores, desvalorizar o valor do trabalho, representando um retrocesso na contratação coletiva.

    Esta mais do que provado que o problema da produtividade em Portugal não é nem o nº de horas de trabalho (pois Portugal destaca-se nos paises que mais horas vende ao patronato) nem tão pouco nos salarios que se usufrui pelo valor do trabalho (visto que, em Portugal, é onde menos se paga pela produtividade).

    Portanto, ao ler o Pedro Lourenço com a sua "analise pura" não posso deixar de a achar rebuscada em virtude de fundamentar a sua analise "especulativa" acerca de tudo menos do que era realmente importante tal como o proprio nome o indica, concertação social. 

    Cumprimentos
    A.R.A

     
  • Sem imagem de perfil

    pedro lourenço 24.01.2012

    a CGTP é inútil não porque eu acredito que ninguém deva lutar pelos direitos dos trabalhadores. é precisamente por eu acreditar que deve haver quem lute, que considero a CGTP inútil.

    Disse, e muito bem, que se assistiu a um "retrocesso historico que em pouco mais de 6 meses destruiu as fundações de um direito laboral que demorou 36 anos a cimentar".

    Para aquilatar a utilidade da CGTP, eu pergunto: que fez a CGTP para travar esse retrocesso de que fala o amigo ARA?

    Pense e chegará à mesma conclusão que eu. Excetuando se o ARA for um dos tais que pertence a uma certa aristocracia proletária, a esses a CGTP tem sido muito útil, sem dúvida.
  • Sem imagem de perfil

    A.R.A 25.01.2012

    PEDRO LOURENÇO

    Não sei o que é que compreendeu acerca do que lhe escrevi para sequer por em duvida se tenho alguma pertença a uma qualquer suposta "aristocracia proletaria" (creio que deve ser mais uma deixa da sua "analise pura") mas como nem sequer se questiona acerca do papel da CIP vulgo do governo vulgo da CIP ... no meio da "suposta" concertação social, não creio que lhe fará algum sentido a resposta que darei a sua questão tendo em conta um possivel "pedigree" neo-liberal.

    Contudo, aqui vai:
    - Sabendo que lhe passou ao lado (...) discursos antagonicos que inviabilizam qualquer coisa mais do que uma luta de classes do mundo laboral (...) vou tentar reformular a minha resposta para que tal fique mais inteligivel aos olhos do amigo (não prometo é que seja curta).

    Assim sendo, a acção da CGTP (a semelhança da UGT) seria apenas de corpo presente, caso decidisse permanecer na "reunião", pois todas as propostas do governo (vulgo CIP) vinham inquinadas com uma estrategia negocial que visava apenas e só  uma politica de terra-queimada num momento de recessão economica em que Governo já admite que seja da ordem dos 3% em 2012, o que em vez de reduzir, tais medidas só irão agravar o peso da dívida.

    Pensar como a UGT que perante a inconstitucionalidade do roubo do subsídio de Natal de todos os trabalhadores em 2011, e dos subsídios de Natal e de férias dos trabalhadores da Administração Pública e do Sector Empresarial do Estado e achar que o acordo laboral traduz vantagens para os trabalhadores é fazer de conta que é uma central sindical que defende os direitos dos seus associados.

    Assim, se numa concertação social os ditames já vinham devidamente alinhavados pela parte do governo e da CIP, para se travar tal retrocesso, seria necessario que ambas as centrais sindicais estivessem de igual modo firmes na defesa dos direitos dos trabalhadores.
    Sem trabalhadores não há patrões que resistam mas mesmo assim a UGT, mais uma vez, foi conivente com governo e patronato ao se deixar instrumentalizar numa concertação social para pôr em causa direitos nucleares dos trabalhadores, incluindo a proibição do despedimento sem justa causa, o direito constitucional de contratação colectiva, as compensações por motivo de despedimento, a protecção social no desemprego e a desregulamentação dos horários de trabalho, ou seja, no fundo trata-se de uma subversão da Constituição da República Portuguesa.

    Pedro, como já vai longa a minha resposta, vou ser o mais simples possivel; a concertação social fez-me lembrar aqueles concursos publicos que ja a muito tinham escolhida a empresa vencedora mas que para todos os efeitos "legais" teria que tomar lugar.

    Percebeu agora que tal retrocesso era impossivel de travar?

    Por fim, gostava que o Pedro comentasse o seguinte titulo:
    «António Saraiva elogiou a UGT, admitindo que, como patrão, "pode ser perverso elogiar uma central sindical" » In Dinheiro Vivo 25/01

    A.R.A
  • Sem imagem de perfil

    "Pirralha...eu?" 25.01.2012

    Tio A.R.A


    Contei ao cota o teu diálogo com o Pedro Lourenço, mas nem assim ele vai intervir.


    Diz que está farto, que tu e ele andaram a pregar meses a fio no deserto e que quem leu sabe o que vocês pensam criticamente sobre as esquerdas e o movimento sindical.


    Já te tinha dito que o cota anda por outras paragens onde não há moderações e portanto não existem listas de espera para os comentários serem publicados.


    Ele diz a brincar que é um blog dos pequenitos, mas que se sente muito bem por lá e só numa situação excepcional voltará a um dos que está a concorrer para o Óscar blogueiro.


    Eu já to tinha indicado e prometeste que ias até lá, mas até agora a tua ausência foi notada.


    Vou repetir o endereço que é


    http://inflorescencias.blogspot.com/ (http://inflorescencias.blogspot.com/)


    Para leres os comentários e fazeres os teus, clicas em comments no botão direito do rato.


    Vá lá, lê o que por ali se diz e comenta, pois não demora muito tempo e depois diz qualquer coisinha onde te apetecer, combinado?


    Este convite publicitário é dirigido a toda a gente de boa vontade.


    Aquele grande abraço camarada do cota


    Beijocas do bando


    Cristina


    PS: Esta resposta foi mais comprida pois resultou da conversa que tive com o cota e já sabes como ele é.

  • Sem imagem de perfil

    A.R.A 26.01.2012

    PIRRALHA

    Cristina, camarada, faço-te um mea culpa por ainda não ter concretizado a minha promessa, embora já tenha visitado o blog e adorado a excelente tertulia entre os intervenientes.

    É certo que poderia culpar a pouca disponibilidade de tempo ou até sentir-me menor perante a qualidade de alguns dos escritos do blog que mencionas mas aqui no Arrastão obtenho aquilo que me realmente motiva para escrever,ou seja, o cerrado contraditorio no debate das ideias.

    Camarada, sou "viciado" na celeuma de uma boa discussão ao ponto de acreditar que a "cólera" é uma dadiva quando bem empregue em defesa dos nossos ideiais.

    Assim sendo, avisa o teu pai que retempere as forças necessarias para continuar presente numa luta onde a presença dele é IMPRESCINDIVEL e INEGOCIAVEL assim como é a tua, Cristina, e lembra-o que é assim que se tempera o aço! na adversidade da própria têmpera, agora que o "risco na areia" está cada vez mais perceptivel para aqueles que pensavam que a luta de classes era uma ideia obsoleta.

    Portanto, ele que se deixe de amuos ao estilo calimero:
    - A mim ninguém me liga!

    Lembra-o do conceito de camaradagem pois eu daqui não arredo pé da interminavel tarefa de tentar "colar" os cacos de uma Esquerda que não tem noção da sua força ... unida!

    Aquele Grande Abraço Camaradas
    A.R.A
  • Sem imagem de perfil

    "Pirralha...eu?" 27.01.2012

    Tio A.R.A


    O cota está-se nas tintas para que lhe liguem ou não, pois ele já te disse que havia no Arrastão muitíssimo mais leitores do que comentadores.


    Um dia ele te dirá qual foi a soma de factos repetidos que o levaram a só cá vir numa situação excepcional.


    E não é o primeiro a fazê-lo, começando pela dona do blog onde ele escreve.


    Proponho que vás lá e os provoques acerca disso, boa?


    Ias arranjar um belo contraditório, garanto-te e talvez os convencesses quem sabe?


    Eu fico por cá, mas não te admires se me saltar a tampa com alguma coisa que apareça.


    Aquele Grande Abraço e Aquelas Grandes Beijocas Camaradas

    Cristina
  • Sem imagem de perfil

    A.R.A 29.01.2012

    PIRRALHA

    Bem, eu tentei abrir as "hostilidades provocatorias" com aquela do calimero mas, enfim, compreendo perfeitamente a atitude do teu pai, posso não aceitar mas compreendo.

    Tambem eu acho exasperante certas e determinadas situações que no passado não existiam visto que na altura o dono era só um e a estrutura do blogue era mais "caseira" (até se pedia aos comentadores para, de sua livre vontade, criarem um tema de discussão, vê lá!) com debates directos sem demoradas "moderações" ...

    Camarada, para se chegar ao nº 5,463,294 de visitas muita da autentacidade original perdeu lugar para um "pret-a-porter revolucionario" ou para um "take-away ideologico" que tornou o blogue mais "modernasso".

    Primeiro enerva, depois desespera e por fim somos postos no nosso devido lugar ou seja como meros convidados que se fazem convidar para engrossar os nº's dando importancia a um blogue que até já concorre para os "óscares" Primus Inter Pares.

    Pois então cá ficaremos os 2 e só espero que te salte a tampa muitissimas vezes, tantas quanto necessarias, ou não sofressemos "ambos os 2" do mesmo "vicio".

    Assim sendo, Camarada, arregaça as mangas, cerra os dentes e de punho cerrado não "censures" a tampa quando ela tiver que saltar pois podes ter a certeza que nunca irás a luta sozinha, Camarada!(assim como o foi no passado recente com o teu pai de quem terei bastantes saudades e da sua elegante postura em debater assim como dos nossos "brainstorms" conspirativos, pois não sei quando marcarei presença no blogue inflorescencias)

    Aquele Grande Abraço Camarada(s)
    A.R.A
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.