Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

A melhor geração está de partida

Daniel Oliveira, 29.11.12

Olhamos à nossa volta e vemos, todos os meses, milhares de jovens emigrar. Ouvimos amigos e filhos de amigos falar dos seus planos para partir. Não com a satisfação de quem procura novas experiências, mas com a frustração de quem sente que o País onde nasceu não lhe dá nem lhe dará no futuro qualquer oportunidade.

 

Comparamos muitas vezes esta emigração com a do passado. É incomparável. O que estamos a perder agora são as primeiras gerações de gente qualificada. Qualificada graças a um investimento que, no discurso dominante, é tida como um luxo incomportável.

 

O emigrante dos anos 60 vinha de meios rurais e era, em muitos casos, ou analfabeto ou próximo disso. O emigrante atual é jovem, qualificado e procura carreira, e não apenas dinheiro para sobreviver no estrangeiro e depois regressar. Segundo uma investigação da TL network e do Instituto de Ciências Sociais os emigrantes saem de Portugal cada vez mais jovens. Por isso, com cada vez menores laços emocionais com o País.

Esta vaga de emigração não terá apenas um efeito catastrófico no já desastroso equilíbrio demográfico do País. Terá efeitos profundos na sustentabilidade da segurança social, na competitividade da nossa economia, na capacidade de inovação e em todos os domínios do futuro de Portugal. Envelhece, desqualifica e atrasa o País.

 

Paulo Azevedo, presidente executivo na Sonae, disse este mês que a maioria dos que emigram regressarão. A afirmação vale o que vale. É uma fezada. Regressarão se isto melhorar. Regressarão se o que encontrarem lá fora não for muito melhor. E quando estamos a falar de pessoas qualificadas, dificilmente, com o que está a ser feito a este País, terão razões para regressar nas próximas décadas.

 

A razão porque Paulo Azevedo diz isto está numa outra declaração sua: "é melhor trabalharem no estrangeiro do que estarem desempregados". É verdade. Acontece que alguns dos que emigram não tinham apenas o desemprego como destino em Portugal. Tinham um trabalho mal pago e sem qualquer segurança ou perspetiva de futuro. Eramsobrequalificados para o tecido empresarial português, que, por culpa própria e do Estado, não acompanhou o investimento público na qualificação do trabalho. O modelo de desenvolvimento que este governo defende, com umaaposta na competitividade pela redução dos custos de produção, não dá aos jovens emigrantes qualquer esperança de regresso. Portugal acentua todas as razões que os levam a partir.

 

Pode até acontecer que esta seja a última vaga de emigrantes qualificados. Por uma simples razão: se o nosso modelo económico despreza a qualificação, deixaremos, com o tempo, de qualificar os nossos jovens. E ficaremos muito próximos dos países subdesenvolvidos, que formam os seus quadros no estrangeiro e dependem do estrangeiro para tudo o que exija alguma especialização. Seremos o que já fomos: um fornecedor de mão de obra desqualificada e de talentos por formar.

 

Se a taxa de emigração jovem continuar a subir - como o FMI recentemente confessou ser, com a aplicação da austeridade, inevitável -, Portugal estará condenado por décadas. Teremos de começar tudo do princípio. O investimento que fizemos, e que permitiu inverter em tempo record os nossos indicadores sociais, escolares e de saúde, teve resultados lentos. Mas para destruir esses resultados e atirar para o lixo todo o dinheiro que usámos não é preciso muito tempo. Bastam dez anos.

 

Há uma parte de tudo isto em que temos, como comunidade, fortíssimas responsabilidades. Desprezamos, enquanto povo, quase todas as conquistas dos últimos quarenta anos. Apesar de temos um dos melhores serviços nacionais de saúde do Mundo, quando não tínhamos nada antes, poucas vezes guardámos uma palavra positiva para ele. Apesar de termos democratizado e generalizado o ensino em pouquíssimo tempo, guardámos os elogios para a escola do passado, que ensinava, e ensinava mal, uma pequena minoria. Desprezámos as impressionantes evoluções em saneamento básico, infraestruturas e condições de vida dos portugueses. Com imensos erros, conseguimos coisas extraordinárias e raramente, no nosso discurso quotidiano, lhe demos qualquer valor.

 

Num artigo do jornal "Público", ainda antes das últimas eleições, Pedro Passos Coelho recordava que, de 1973 a 1999, as despesas sociais passaram de 8,7 por cento para 26,1 por cento. Acontece que antes do 25 de Abril cinco milhões de portugueses não tinham cobertura médica, a mortalidade infantil estava na estratosfera e havia muitas vezes mais analfabetos do que licenciados. Na altura, as nossas despesas sociais estavam, em percentagem do PIB, muito abaixo da média europeia. E continuam a estar. Mas aproximámo-nos da Europa. E agora, que os nossos amigos, os nossos filhos e os nossos netos partem, porque os que sempre viram estas conquistas como "demasiado generosas" finalmente levaram a melhor, choramos por o que estamos a perder.

 

Como comunidade, temos de nos perguntar: soubemos merecer as nossas vitórias? O País que construímos nas últimas décadas (e que é visível na mais qualificada e preparada geração da nossa história, que durante anos tratámos, por despeito, como ignorante) está a partir. Se nada fizermos, ficará o País do passado. A não ser, claro, que tomemos a defesa do que conquistámos como a luta das nossas vidas. Melhorando o que há para melhorar. Mas nunca regressando a um passado que nos obrigou a conquistar em poucas décadas o que outros tiveram um século para conseguir.

 

Publicado no Expresso Online

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Américo Gonçalves 01.12.2012

    http://4.bp.blogspot.com/-L5BKa1ZIfew/UK_vNHdGpdI/AAAAAAAABhc/gtcV_x5xi_w/s1600/Lista+de+Ma%C3%A7ons+com+Fotos.jpg (http://4.bp.blogspot.com/-L5BKa1ZIfew/UK_vNHdGpdI/AAAAAAAABhc/gtcV_x5xi_w/s1600/Lista+de+Ma%C3%A7ons+com+Fotos.jpg) http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/detalhe/a_uacuteltima_notiacutecia_do_quotpuacuteblicoquot_o_caso_tecnoforma_ou_que_deve_passos_a_relvas.html (http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/detalhe/a_uacuteltima_notiacutecia_do_quotpuacuteblicoquot_o_caso_tecnoforma_ou_que_deve_passos_a_relvas.html)
    http://publico.pt/politica/noticia/relvas-e-passos-agiram-em-simultaneo-para-angariar-1567238 (http://publico.pt/politica/noticia/relvas-e-passos-agiram-em-simultaneo-para-angariar-1567238) http://3.bp.blogspot.com/-aL-FJQzTKHA/UK_vRZMLIwI/AAAAAAAABhk/oplaK27jApI/s1600/Loja+Mozart+-+Os+que+est%C3%A3o+e+os+que+sairam.jpg (http://3.bp.blogspot.com/-aL-FJQzTKHA/UK_vRZMLIwI/AAAAAAAABhk/oplaK27jApI/s1600/Loja+Mozart+-+Os+que+est%C3%A3o+e+os+que+sairam.jpg) http://3.bp.blogspot.com/-ioG91e3galc/UK_vli3VjmI/AAAAAAAABh0/yaac3Y0eAk8/s1600/548846_387303881342577_1931164040_n.jpg (http://3.bp.blogspot.com/-ioG91e3galc/UK_vli3VjmI/AAAAAAAABh0/yaac3Y0eAk8/s1600/548846_387303881342577_1931164040_n.jpg) http://4.bp.blogspot.com/-L5BKa1ZIfew/UK_vNHdGpdI/AAAAAAAABhc/gtcV_x5xi_w/s1600/Lista+de+Ma%C3%A7ons+com+Fotos.jpgNeed (http://4.bp.blogspot.com/-L5BKa1ZIfew/UK_vNHdGpdI/AAAAAAAABhc/gtcV_x5xi_w/s1600/Lista+de+Ma%C3%A7ons+com+Fotos.jpgNeed) I go on...?
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.