Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

A cratera do BPN e os nossos sacrifícios

Daniel Oliveira, 28.12.12

Soubemos este fim de semana, através de uma investigação do Expresso e da SIC, que há mais de 500 clientes do BPN com dívidas superiores a meio milhão de euros em incumprimento total. Estarão em causa três mil milhões de euros. Os maiores devedores são empresas e offshores ligados ao grupo SLN. Em particular, uma empresa de Emídio Catum e Fernando Fantasia (que pertenceu à comissão de honra de Cavaco Silva).

 

Estas dívidas são às três sociedades veículo criadas pelo ministério das Finanças, que deixaram para o Estado os problemas do BPN (o que se safava ficou para a SLN ou foi privatizado). Como grande parte destas dívidas correspondem a garantias insuficentes ou nulas, é provável que este dinheiro nunca venha a ser pago. O buraco totaldeixado pelo BPN pode chegar aos sete mil milhões de euros.

 

Uma dívida de três mil milhões, dois terços do que o governo quer cortar em educação, saúde e reformas. Sete mil milhões de buraco, quase o dobro.

 

Bem sei que o primeiro-ministro disse que ninguém ficará de fora dos sacrifícios. Mas num País que se leve a sério ninguém pode descansar enquanto todos os responsáveis por estes negócios não estiverem atrás das grades. Numa democracia madura ninguém pode aceitar qualquer sacrifício enquanto os que enriqueceram e deixaram esta cratera para os contribuintes pagarem tivere uma punição exemplar. É inacreditável, mas um dos principais arquitetos desta monumental vigarice é conselheiro próximo do primeiro-ministro e os restantes, com exceção de Oliveira e Costa, andam por aí. Só que até pagarem tudo, cada cêntimo que eu dê ao Estado é um cêntimo a mais.


Publicado no Expresso Online

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Fandangueiro 29.12.2012

    antonio falas assim porque vives bem.sou contra os duodecimos. se os prolongarem por mais do que dois anos,o 13 e subsidio de ferias passam à historia engolidos,por não aumentos salariais.neste momento para muito boa gente é melhor receber desta forma do que que ter que pedir dinheiro  emprestado ao vizinho por que  não chega para o mes, e a banca só empresta aos ricos.a honradez ainda é coisa   seria, e a pedido do bloco e do pcp o ps teve que assinar o acordo com a troika numas condiçoes de grande fragilidade politica promovida e aumentada pelos partidos da direita e os seus satelites da extrema esquerda.Não cumpri-lo,é conversa de gente que sabe que não vai para o poder, e alem do mais desonesta.Se o bloco tem dito na campanha eleitoral que alinhava num governo com o ps (recordo que a pouco mais de uma semana de eleiçoes o ps estava com os mesmos votos do PPD (sondagem da catolica)talvez ho je mesmo que a direita tivesse ganho as eleiçoes a esquerda era maioritaria no parlamento.A perda dos 8 deputados tambem tem a ver com estas atitudes politicas do bloco que gajos simples como eu não entendem.Acabem com a luta pela hegemonia da" ala dos namorados politicos no parlamento.fundam-se ou então criem as condiçoes para que os portugueses vejam no bloco um partido que pode participar num governo com o Ps,respeitando a vontade maioritaria dos portugueses quando dão uma  uma precentagem de votos ao ps, bastante superior,mas não deixando de reivindicar  a sua quota parte pela estabilidade governativa. que possam trazer.Esqueçam o pcp, eles não são de esquerda.têm projecto caduco .Apoiam a selvajaria economica na china e a ditadura  na coreia. aqui enganam o povo com as suas promoçoes tipo" pingo doce" e com o bloco a fazer o mesmo,  mas hoje mais proximos do mini preço. o optimo é inimigo do bom.voçes acabam por fazer o mesmo que os capitalistas. uns tem fome de dinheiro,a extrema esquerda tem fome de poder,mas com não consegue lá chegar sacrifica o povo ao colocar por varias vezes a direita no poder. esta afirmaçao é factual.   
  • Sem imagem de perfil

    antonio 30.12.2012


    A canalha tem maioria parlamentar. Não precisa dos votos dos parlamentares do PS. Certo, fandangueiro?
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.