Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

A fraude da austeridade

Sérgio Lavos, 28.04.13









Stephen Colbert convidou para o seu programa o estudante de economia que pôs a nu uma das maiores fraudes académicas recentes, o trabalho dos economistas de Harvard, Rogoff e Reinhardt, usado desde 2010 como justificação para a austeridade, e que continha erros crassos de Excel e manipulações grosseiras de dados. A ler também este artigo do El País:

"Cuando la deuda de un país supera el 90% del PIB, el crecimiento de la economía es inviable. El aserto, nacido de dos cerebros de Harvard y sobre el que se asientan las políticas de austeridad que están a punto de dinamitar los pilares del Estado de bienestar en medio mundo, ha resultado tan falaz como las armas de destrucción masiva que sirvieron para justificar la invasión de Irak.

“Es exagerado hacer la comparación, pero acepto la analogía porque es cierto que se están adoptando políticas a partir de premisas que son falsas”. Quien habla es Thomas Herndon, el estudiante de 28 años que, en su camino para sacarse un doctorado en Economía en la Universidad de Massachusetts, ha desenmascarado la mentira macroeconómica más significativa de los últimos años, y sobre la que EE UU y Europa se han apoyado en su campaña por la austeridad fiscal y el recorte drástico del gasto. (...)"

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Olympus Mons 28.04.2013


    JgMenos,
    Se fosse fé eu ainda aceitava. Não é!
    Deficit é divida e dívida é gente tão viciada no presente hedonístico, tão viciada, que requer, exige, viver à conta dos seus descendentes.
    Endivida os filhos, netos quem quer que seja necessário para poder ir à marisqueira. O dinheiro que é pedido hoje será pago pela poupança ou (mais provável) redução da qualidade de vida dos seus descendentes - mas isso estão-se a marimbar. Em Portugal a dívida já é o maior ministério do país, já é maior do que a própria saúde. 


    Perante esta dissonância, que lhes dói,  ligam logo a mantra 2: Não pagamos, não pagamos , nós não pagamos!
  • Sem imagem de perfil

    Pacheco Pereira 28.04.2013

    Uma tristeza pegada.
    Perante a denúncia de mais uma fraude da parte dos neoliberais torikistas aparece aqui um sujeito vindo do Olimpo e que dá pelo curioso nick de Mons a tentar esconder o crime e a arruaça.
    Sem vergonha,sem ética, sem coragem sequer para assumir os erros.Aprenderam a comportar-se como o Relvas ou como Cavaco ou como Dia sLoureiro.
    Pertencem à escória da sociedade.
    Serão de direita( isso nem interessa agora) neoliberais ,ladrões e venais.
    A subir ao monte do esterco,pensando que estão no Olimpo
  • Sem imagem de perfil

    de facto isto são puro oiro y plata 29.04.2013

    são como os teu poste(s)

    nos meu postes a austeridade

    é ...é...

    que austeridade?

    isto simplesmente é aumento da carga fiscal pá

    austeridade em quê?

    os gastos das empresas estatais e do aparelho público e associado diminuiram?

    nem por isso

    austeridade nem em escudos...
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.