Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

Abriu a caça ao Nogueira

Daniel Oliveira, 20.06.13

 

A greve dos professores foi por razões laborais. E é justo que assim seja. As suas e de todos os funcionários públicos, tratados como malandros por este governo. Só corresponde à defesa das funções sociais do Estado, onde a educação está incluída, na medida em que essas funções não se cumprem sem profissionais para as levar a cabo. E na medida em que os ataques preferenciais aos funcionários públicos correspondem ao preconceito ideológico que este governo tem contra as funções que eles desempenham.

 

Defender os professores deste ataque não significa achar que a maioria dos professores tem, em geral, em todos os restantes assuntos, razão. Os professores são tão egoístas e solidários como qualquer outra classe. Muitos se queixarão dos funcionários da CP quando estes fazem greve. Dizendo, provavelmente, que as suas greves não deviam prejudicar os outros. Assim como muitos trabalhadores da CP que fazem por vezes greves estarão indignados com os professores pelos prejuízos que causaram aos seus filhos. A velha solidariedade de classe já teve melhores dias. E isso ajuda a explicar porque perdem os trabalhadores, de dia para dia, os seus direitos.

 

Não faço, por isso, textos laudatórios à classe docente. Nem, como tenho lido em tanto lado, generalizações insultuosas. Limito-me a analisar as razões desta luta e a dar-lhes razão. E, sendo consequente, a defender o direito de fazerem a greve mais eficaz possível. Mesmo que ela me prejudique.

 

É o mesmo raciocínio que tenho com Mário Nogueira. Escrevi, recentemente no "Expresso", sobre o olhar que do líder da Fenprof tem em relação à escola pública e como, na minha opinião, ele é, no fundamental, muito semelhante ao de Nuno Crato. Mas também nesta matéria, não me baralho. A minha opinião sobre Nogueira, e sobre a sua razoável incapacidade em manter um discurso político mais abrangente que mobilize o resto da sociedade em defesa dos professores, não muda um milímetro a minha posição sobre a greve. Pelo contrário, compreendo bem o objetivo das dezenas de ataques, mais simulados ou mais enfurecidos, que têm sido dirigidos a Nogueira. Não podendo atacar os 90% de professores que fizeram greve, concentram-se as baterias no rosto mais visível de uma contestação que contou com o apoio de todos os sindicatos. O que se pretende atacar não é a apenas esta greve e os professores. É o sindicalismo, a própria instituição da greve e, de uma forma mais geral, qualquer forma de resistência eficaz às medidas deste governo.

 

Uma das principais criticas que tenho lido em relação a Mário Nogueira é o facto de não dar aulas. O populismo pega com facilidade. Pega com políticos e também pega com sindicalistas. Curiosamente, ninguém faz este género de objeções a dirigentes de associações patronais, a bastonários de ordens profissionais ou a dezenas de dirigentes de ONG. Uma federação das dimensões da Fernprof (uma das maiores estruturas sindicais do País, com associados espalhados por todo o território e com um grau de complexidade na sua gestão muito razoável) não se dirige nas horas vagas.

 

Esta acusação feita com recorrência aos dirigentes sindicais, que nunca aparece em relação a nenhuma outra atividade associativa, só pode resultar de uma de duas coisas: ou de um completo desconhecimento do conjunto de atividades desenvolvidas pelos sindicatos ou da tentativa de criar tais constrangimentos à atividade sindical que, na prática, ela seja inviável. Na maior parte do que tenho lido, a propósito da Fenprof (e só, não sei porquê, em relação à Fenprof), é o segundo caso.

 

O melhor exemplo foi dado pelo líder da JSD (o mesmo que defende o fim da da saúde e da educação tendencialmente gratuitas e que afirmou não se incomodar com a quantidade de jovens que estão a emigrar), que exigiu ontem uma conveniente investigação ao financiamento dos sindicatos da educação (que, ao contrário da sua "jota", vivem apenas das quotas dos seus associados). Quem se mete com o governo leva, é a tradução jorgecoelhista desta proposta vinda de quem vive mal com a liberdade sindical e o direito à greve. Quem faz este tipo ataque é a favor do direito à greve se ele não for exercido, a favor do sindicalismo livre se ele não for viável e a favor da concertação social se ela resultar em acordos em que só um dos lados tem uma palavra a dizer.

 

Se a crítica fosse à falta de democracia interna em muitos sindicatos, que têm estatutos bloqueados e a expressão da oposição muito dificultada, eu subscreveria. Avisando, no entanto, que os sindicatos dos professores até são daqueles onde essa critica é menos válida e que a eleição de Mário Nogueira como líder da Fenprof foi indiscutivelmente democrática. Se fosse ao afastamento de muitos sindicalistas, por demasiado tempo, em relação aos seus locais de trabalho, eu assinaria por baixo. Se fosse sobre a excessiva partidarização de muitos sindicatos, também. Mas a critica parte de um pressuposto demagógico: o de que é possível dirigir grandes sindicatos em horário pós-laboral. Ou seja, ter estruturas amadoras a negociar com instituições públicas e associações patronais ultraprofissionais. Quem defende isto quer sindicatos fracos. E não acredita que eles desempenham um papel central na democracia e que, para o desempenhar, precisem de recursos materiais e humanos.

 

A outra critica tem a ver com o recurso à greve. Ela vai variando, conforme o contexto. A greve geral é inaceitável porque quer fazer cair um governo eleito. A greve dos estivadores era inaceitável porque prejudicava a economia. As greves da função pública são inaceitáveis porque prejudicam os utentes e resultam de privilégios. A greve dos transportes é inaceitável porque impede os outros de trabalhar. A greve é, no fundo, sempre inaceitável. Mas note-se que, quem o diz, deixa sempre claro que defende o direito à greve, instituído em todas as democracias. Desde que nunca seja realmente exercido. 

 

Esgotados todos os argumentos, abriu a época do tiro ao Nogueira. Como se esta greve fosse sua. Ele é do PCP, logo a greve é do PCP. Com 90% de adesão e o apoio de todos os sindicatos a coisa é difícil de vender. Entre os grevistas estarão seguramente eleitores de todos os partidos e gente que não pode ver Mário Nogueira nem pintado. Ou as pessoas julgam que os professores são todos uns idiotas, fáceis de instrumentalizar, ou perceberão que Nogueira apenas se limitou a dar expressão a um sentimento geral que o ultrapassa em muito.

 

Por fim, é uma forma de diabolizar qualquer tipo de contestação ao governo. Tal como acontece com as greves, não me lembro de nenhuma forma minimamente eficaz de resistência às gravíssimas medidas tomadas por este executivo que não tivesse sido acusada de oportunista, pouco cívica ou antidemocrática. Se se faz greve prejudica-se o País. Se se fazem manifestações, são os comunistas e bloquistas do costume. Se se interrompe a intervenção de um ministro, viola-se a liberdade de expressão. Há sempre uma razão qualquer para não discutir as razões que levam a uma determinada forma de luta e ficarmos a debater a legitimidade dessa forma de luta.

 

Esta semana, no Brasil, um apresentador da TV Globo resolveu fazer uma pesquisa telefónica em direto. Perguntava aos telespectadores se concordavam com o tipo de manifestações a que se está a assistir contra o aumento dos transportes. Fazia o senhor da televisão notar que também ele era contra o aumento dos transportes. Não concordava era com estas manifestações. Indignado com o resultado, que dava uma vitória ao "sim", decidiu, num momento de extraordinária transparência na sua manipulação, fazer uma segunda "pesquisa". Queria saber se concordavam com "a baderna" nas manifestações. O segundo resultado foi ainda mais esmagador.  Porque quem ouvia defendia a violência? Claro que não. Porque as pessoas perceberam que estavam a ser manipuladas por alguém que as tentava virar contra o exercício democrático do protesto, transformando-o em coisa ilegítima ou mesmo criminosa. E assim dividir os brasileiros, conter a dimensão dos protestos e garantir que tudo ficava na mesma.

 

É a isso mesmo que assistimos, em Portugal, sempre que qualquer forma de luta pode dar sinais de ser eficaz: seja por causa da ansiedade dos alunos, seja por causa dos prejuízos para economia, seja pelo ódio a um dirigente sindical em particular ou seja por pequenos focos de violência, quer-se manipular a opinião pública para que ela aceite, em silêncio, tudo o que lhe é imposto. Dizendo, claro, que até se é contra as medidas. O problema é que haja alguém que se atreva a resistir a elas de forma consequente e a dar assim, aos restantes cidadãos, um "mau" exemplo. Há que os isolar e colocar na fogueira mediática. Agora é Mário Nogueira. Amanhã será outro que dê a cara por qualquer combate que ponha em causa esta aviltante gestão do discurso da inevitabilidade.

 

Publicado no Expresso Online

5 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Bolota 20.06.2013

    ...tem é de começar a referir que a Lei da Greve, o Direito à Greve e a própria Constituição são uma Farsa...

    O CARALHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO sua besta de merda
  • Sem imagem de perfil

    Pedro Santos 21.06.2013

    Trabalhei durante uma data de anos por conta de outrém. Perdi o emprego 2 vezes. Da 1ª vez, a empresa entrou em dificuldades financeiras, a administração chamou os trabalhadores e pôs-nos perante a seguinte situação: ou aceitávamos uma redução substancial do salário, de carácter temporário, deixávamos de receber subsidio de alimentção temporáriamente, ou perdiamos todos o emprego porque a empresa teria de fechar. Eu aceitei as condições e fiquei lá, outros sairam. Passados uns meses a empresa faliu.

    Da 2ª vez, a empresa fechou, pura e simplesmente e fomos todos para o olho da rua.

    Não vi debates na televisão sobre isto, durante semanas a fio, não chateámos a vida de ninguém, e ninguém quis saber de nós para nada.

    Agora sou trabalhador independente, tenho de procurar trabalho por minha conta e risco, não tenho subsidio de férias nem de natal, metade do que ganho vai para o Estado, e se não tiver trabalho, não ganho. Cada trabalho que faço tenho de responder por ele, senão não me dão mais nenhum. Estou por minha conta e risco e ainda tenho de levar conm as greves dos pançudos da CP, do Metro, e dos Funcionários Públicos, A Casta, uma cambada de chulos inúteis que têm tudo garantido.

    A Lei da Greve não se me aplica, Direito à Greve não tenho, e a PUta da Constituição não foi feita para mim, nem para os que estão nas minhas condições.

    Portanto Bolota, o Caralho da Lei da Greve, do Direito à Greve e da Merda da Constituição são uma Farsa para proteger os privilégios d'A Casta !
  • Sem imagem de perfil

    Isabel G 21.06.2013

    Pois é, caro Pedro, cada vez mais se assiste ao avanço do egoísmo. Ninguém está interessado nos problemas dos outros, e isso fica bem patente com as greves que de pouco ou nada adiantam mas que prejudicam, e muito, a vida as outras pessoas.


    A mim, o que mais me choca, é que quem faz greve não é quem mais precisa de ajuda, é quem mais direitos e benesses tem e não tem a mínima noção de que está muito acima (em direitos, etc.)  da grande maioria da população.


    Por isso, a greve que deveria ser um instrumento de luta justo e equitativo, transformou-se numa ferramenta de chantagem e de exigência completamente egocêntricas. É exactamente isso que diz: a greve, actualmente, tal como tem vindo a ser usada, apenas defende os interesses egoístas das "castas"!
  • Sem imagem de perfil

    operário 22.06.2013


    senhora
    os sindicatos são aquilo que os trabalhadores querem que os sindicatos sejam

    as verdadeiras castas estão no topo da pirámide e entretêm-se a jogar trabalhadores contra trabalhadores. Se é trabalhadora abra os olhinhos e analize bem a conversa da treta dos "Pedros" que "trabalham" nas caixas de comentários dos blogs. Se pelo contrário faz parte da casta...tudo de bom, como diria o Gel 
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.