Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

Depressão

Sérgio Lavos, 05.07.13

Olhamos para os EUA e torna-se deprimente ver como são más as decisões dos líderes europeus. A economia norte-americana continua a crescer, criando mais 195 000 empregos em Junho, mais do que o que se previa, denunciando uma tendência clara de crescimento. As políticas de estímulo patrocinadas pela Reserva Federal Americana constrastam vivamente com as políticas de austeridade europeias. E contrastam sobretudo nos resultados: enquanto na Europa aumenta o desemprego e quase todos os países estão em recessão ou estagnação económica, nos EUA assiste-se a um crescimento sustentado. Aliás, se os EUA (e, nos últimos meses, o Japão de Shinzo Abe) não tivessem decidido adoptar políticas keynesianas, a crise na Europa seria pior - grande parte das exportações europeias têm como destino estes mercados. A racionalidade económica leva a que, progressivamente, os estímulos venham a ser abandonados, à medida que a economia cresce e começa a criar riqueza por si própria. É isso que a Reserva Federal vai fazer, avisa Bernanke. Na Europa, como não foram seguidas políticas contra-cíclicas, antes acreditando-se numa austeridade expansionista que parte de pressupostos errados - o erro nos multiplicadores assumido pelo FMI e o erro no Excel de Reinhart e Rogoff -, definhamos, numa tragédia social sem fim à vista. Como disse, deprimente.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Bolota 05.07.2013

    Eu se me chamasse fado, pintava a cara de merda
    .

    Foderam o país e conseuqntemente o povo, por isso deviam ir á barra dos tribunais, por muito menos Vale e Azevedo tem 10 anos para comprir.

    4,2 mil milhões de euros foi o rombo até ontem.

    Pinta a cara de merda meu
  • Sem imagem de perfil

    fado alexandrino 06.07.2013

    Você, desculpe, é simplesmente burro.
    Por dois motivos.
    Primeiro devia estar alegre porque quanto mais o País se afundar melhor as "esquerdas" surgirão como salvadoras. Não era isto que queria?
    Sgundo, esse números são apenas virtuais. Tal como os ganhos das maiores fortunas que agora pela mesma ordem de ideias se evaporaram.
    Dizer que o Berardo ganhou 18 milhões no último comentário que aqui foi feito sobre o assunto é de uma ignorância maior que a Torre dos Clérigos.
    No entanto desculpo-o.
    Desde que com um teclado e ligação à internet todos podem bolsar opinião o resultado tem, forçosamente, que ser este.
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.