Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

Vergonha e esquecimento

Sérgio Lavos, 12.08.13

 

O que diriam os americanos se fosse construída uma estátua de Bin Laden no centro de Nova Iorque? O que diriam os holandeses se fosse construída uma estátua de Hitler no centro de Amesterdão? O que dirão os portugueses se for construída uma estátua de um reconhecido terrorista de extrema-direita, apoiante de regimes fascistas como o de Salazar e o de Franco, autor moral de dezenas de atentados bombistas que provocaram várias mortes logo a seguir ao 25 de Abril - enquanto apoiante do ELP e do MDLP, a organização terrorista liderada pelo general Spínola* -, e suspeito da morte do padre Max? Se esses portugueses forem vereadores do PS no município de Braga, dirão que é uma excelente ideia e votarão a favor da implementação dessa estátua, um voto em sentido contrário aos do PSD e do CDS, que ou votaram contra ou abstiveram-se. Este voto favorável envergonha qualquer português que preze os valores democráticos e deveria envergonhar ainda mais um partido que mantém a palavra socialista no nome. A estátua, erguida à socapa por um grupo de saudosistas do fascismo numa rua de Braga, é um símbolo do esquecimento que vai tomando conta do país. A estátua do cónego Melo merece o mesmo tratamento dado ao padre Max - cuspir nela é pouco. A memória da noite negra do fascismo não pode ser apagada. 

 

*Corrigido.

 

Adenda: entretanto a estátua já teve o tratamento que merecia, como se pode ver na fotografia retirada do Público.

7 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Obelisco instável 13.08.2013

    Comparar o incomparável só pode dar vontade de rir, pela tua lógica da batata se um sportinguista for um assassino todos os outros o serão, eheheh! A estatura mental, politica, artística e filosófica de Cunhal não pode ser comparada com um troglodita incendiário ( se matou não sei, mas há fortes suspeitas) que agia a mando da CIA. Este país deve mais a Cunhal do que pensas, muito mais! Só que tu não sabes e acabas a dizer disparates destes, e Cunhal não matou ninguém, Salazar tem um lastro de mortes que a direita não gosta de lembrar, mas o botas era um assassino, por isso a ponte tem o nome que deve ter.
  • Sem imagem de perfil

    Miguel Braga 13.08.2013

    Cunhal não apoiava regimes ditatoriais onde morreram milhares de pessoas? O seu nome não constava nos ficheiros de colaboradores do KGB? Porque não falas da tentativa de implantar em Portugal um regime comunista? O que vós não lhe perdoais é isso mesmo. Ele e outros no 25 de novembro , cortaram-vos os planos. Senão, hoje estaríamos a fazer saudações ao Grande Líder Jerónimo , Pai da Nação, a andar de uniforme e risco ao lado no cabelo. Mas claro, era de esquerda e tudo o que é de esquerda é "santo"...
    Haja paciência...
  • Sem imagem de perfil

    Obelisco instável 13.08.2013


    Deixa-me dizer-te que não sou comunista, o que não impede que reconheça a estatura politica e estratégica de Alvaro Cunhal, o  25 de Novembro foi uma treta e uma armadilha que Cunhal percebeu, acaso tu crês que um exército dominado pelo Copcon e comunistas se deixava vencer por 1  companhia de comandos e um da PM? Cunhal teve o bom senso de evitar uma guerra civil ao jeito das que os americanos gostam, se tivesse havido essa guerra civil, tu, se calhar, não estavas cá. Cunhal foi capaz de pensar acima dos interesses do PCP e do KGB, esse mérito não lho nego. Hoje não fazes saudações ao Grande Lider gerónimo. mas agachas-te a personagens como cavaco e coelho, não te fica maior dignidade, mas, provavelmente, sentes-te confortado e conformado, eu não, sou doutra estirpe.
  • Sem imagem de perfil

    LGF Lizard 14.08.2013

    Da mesma maneira que a esquerda não se pode queixar desta estátua, a direita também não se poderá queixar se algum dia algum município do alentejo se lembrar de homenagear Cunhal com uma estátua.


    A diferença entre ambas é que não vejo malta de direita a chatear as estátuas e as inaugurações. Basta ver a diferença entre o que aconteceu com a inauguração da av. Álvaro Cunhal e esta estátua. Ou a missa por alma de Salazar. Ou o que aconteceu como Museu Salazar.


    Neste tipo de coisas, é mais intolerante a esquerda do que a direita. A mesma esquerda que se diz "democrática", "pluralista", "respeitadora de opiniões", etc.


    É por essas e por outras que ainda bem que as esquerdas não governam este país.
  • Sem imagem de perfil

    Obelisco instavel 14.08.2013


    A diferença, a 1ªdiferença  é que a estátua de Cunhal não está no Alentejo, a 2ª é que á única coisa que o cónego melo fez neste país foi destruir, Cunhal colaborou na construção do estado democrático, antes e depois do 25 de Abril, a atribuição do seu nome a uma rua em Lisboa acho normal para quem dedicou a sua vida na luta contra a ditadura, já rezar por um assassino me parece perverso, construir-lhe um museu parece-me obra de psicopatas, o pluralismo não se estende a ditadores assassinos, senão, qualquer dia convidamo-los para jantar á nossa mesa. A esquerda não pode, obviamente, respeitar a opinião de quem quer destruir a democracia, aqui é uma questão de combate, a esquerda não tem de ser molenga como o seguro, deve ser combativa, a opinião de sum skin não é para respeitar, isso seria uma falta de respeito por nós próprios.
  • Sem imagem de perfil

    LGF Lizard 15.08.2013

    Acho uma piada quando repetem a cassete que "Cunhal lutou pela democracia".


    Tretas.


    Cunhal lutou contra a ditadura salazarista pela implantação de uma ditadura do proletariado. Simples. 


    Cunhal nunca lutou pela democracia "burguesa" mas sim pela "democracia popular", que de "democracia" apenas tem o nome.


    Para mim, está na mesma categoria que Salazar.


    Merece tanto homenagens públicas como Salazar.
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.