Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

Agradecemos por mais uma tranche de desrespeito

Daniel Oliveira, 11.10.13

 

"É um Tribunal Constitucional ativista comparado com qualquer outro Tribunal Constitucional que eu conheça." A frase veio de um alto responsável do Eurogrupo, que se escondeu no anonimato. Declarações que vão na linha das posições expressas numa nota da troika, no fim da última avaliação, que não hesitou em avisar que mais um chumbo vindo do TC "implicaria riscos acrescidos no que se refere ao crescimento e ao emprego e reduziria as perspectivas de um regresso sustentado aos mercados financeiros". Já a Presidento do FMI trata as decisões do nosso TC como uma espécie de originalidade e excentrecidade nacional.  Suspenda-se então a lei e a Constituição, os tribunais e a democracia, para regressar, como ditadura, aos mercados. Assim, com um bode expiatório para o desastre que tem sido a receita da troika (na Grécia arranja-se outro), fica tudo mais fácil de explicar.

 

A Alemanha tem um respeito reverencial pelas decisões do seu Tribunal Constitucional, o que já obrigou a Europa a fazer, contrariada, alguns ajustes nas suas decisões. Faz muitíssimo bem. A Constituição é a lei fundamental de um País. Quem não a respeita, não respeita o Estado de Direito. É, em vários países, o Tribunal Constitucional que zela pelo cumprimento dessa lei fundamental. Assim como cabe aos cidadãos respeitar as decisões dos tribunais (mesmo que não concorde com elas), cabe aos governos respeitar as decisões do Tribunal Constitucional. E cabe a quem tem relações com esses governos aceitar que para os outros países, como para eles, a legalidade democrática não pode ser suspensa e que todas as medidas que se negoceiam têm de respeitar o texto constitucional.

 

Quando instituições externas fazem chantagem sobre um tribunal e, ainda mais, quando põem em causa a legitimidade das suas decisões e a honra dos seus juízes, atacam diretamente a democracia, a lei e a soberania de outro Estado. E quem assim faz deve merecer uma resposta vigorosa e imediata.

 

Para a troika e para as atuais instituições europeias a democracia e o Estado de Direito não são valores relevantes. Pelo menos não o são nos países intervencionados. E, comportando-se como potências coloniais, não hesitam em deixá-lo claro e em humilhar todas as instituições que criem dificuldades à aplicação da sua agenda. Dirão que nada podemos fazer contra isto. Por mim, espero pelo menos que não continuemos a falar das instituições que contituem a troika e o governo que domina duas delas como se fossem nossos aliados. Comportam-se como potências coloniais e é como potências coloniais que devem ser tratados.

 

Quer aos funcionários de quinta linha da troika que resolveram produzir uma nota a chantagear um tribunal, quer ao cobarde que, em off, decidiu insultar os juízes do TC, quer a diretora de uma instituição que já teve de reconhecer várias vezes que só anda a fazer disparates na Europa, um governo com alguma réstia de patriotismo exigiria um pedido formal de desculpas por parte das instituições que lhes pagam os salários (para as quais contribuímos com os nossos impostos). Mas quando temos um ministro dos Negócios Estrangeiros que trata a existência de um sistema judicial independente como um problema para as nossas relações externas, e pede desculpas por isso, como podemos esperar que "dignidade nacional" e respeito pelos tribunais diga alguma coisa a este governo? Um país governado pela quinta linha da classe política está condenado a ser humilhado. E a agradecer por isso. Julgando que a sua subserviência o tornará mais "credível".

 

Publicado no Expresso Online

8 comentários

  • Sem imagem de perfil

    what? 12.10.2013

    Gostava de saber de onde vem a soberania da troika e quem é que definiu as suas regras...
    enfim...
  • Sem imagem de perfil

    JgMenos 13.10.2013

    A soberania da troca vem de um documento subscrito com 8?% de representagão, pouco menos do que a famosa Constituição.

    E fica-lhe muito mal fingir ignorar o que lhe tem assegurado viver em relativo conforto nos últimos 2 anos.
  • Sem imagem de perfil

    what? 13.10.2013

    Muito boa essa fonte de soberania! Uma coisa legalmente baseada numa assembleia constituinte e devidamente sufragada... E que ainda por cima tem várias medidas que contrariam tratados internacionais e a constituição (ou princípios constitucionais consensuais a nível internacional)....
    Ganha vergonha e juízo, porque acredito que estejas bastante confortável até com o desconforto das outras pessoas. Faz parte da personalidade sádica e psicopata...
  • Sem imagem de perfil

    JgMenos 14.10.2013

    Mete a psicanálise onde mais te convenha e junta-lhe uma Constituição que se presume messiânica,  que impõe condições para um futuro que se arroga tornar inelutável. 

    E queixam-se que um tal ridículo não mereça respeito!
  • Sem imagem de perfil

    what? 15.10.2013

    Image
    sádico e ridículo, o apoiante dos messias de serviço... estás mesmo a precisar de ajuda...
    com tanto orgulho na sua pseudo-aritmética também deve ser ladrão... 
  • Sem imagem de perfil

    JgMenos 15.10.2013

    A falta de contraditório e o sistemático recurso ao insulto aproxima-te da penalização destinada aos trengos!
  • Sem imagem de perfil

    what? 15.10.2013

    ui, que pieguinhas! não há como um contraditório à JgMenos... sadismo atrai sadismo...
    Image
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.