Segunda-feira, 26 de Junho de 2006
por Daniel Oliveira
Foi com base neste documentário (via Pantalassa) que Xanana decidiu que Alkatiri não podia ficar no poder.
«Alkatiri é um terrorista, um comunista e um muçulmano». É assim que a imparcial e informada jornalista australiana define o primeiro-ministro demissionário. É assim que define a credibilidade do seu trabalho. É partindo deste material de propaganda para fazer cair o primeiro-ministro que Xanana define a sua absoluta irresponsabilidade política.

Actualização: Se eu visse uma manifestação em que chamassem ladrão a Sócrates e como jornalista começasse uma voz off assim: "Sócrates é socialista, agnóstico e ladrão, dizem os manifestantes em Portugal, apesar de não haver provas no terreno destas acusações". O que se diria? Que eu estava a caluniar o primeiro-ministro. Ou não? Acusações, ou são ditas por alguém com nome ou são calúnia.

por Daniel Oliveira
link do post | comentar | partilhar

12 comentários:
Tive a opurtunidade de assitir a uma conferência com o Dr. Ramos Horta aquando da sua última estadis em portugal.. há menos de um ano.

Nesta conferência, intitulada, "A ONU e a importância dos EUA" (era +- isto), ficou, pelo menos para mim, bem claro, que Ramos Horta é um ferveroso apoiante das politicas americanas apesar dos EUA terem vendido armas à Indonésia e terem apoiado Suarto, o que não faz muito sentido. No entanto, está escrito no seu discurso e em letras grandes que é apoiante dos EUA. E por isso não é de todo dificil imaginar os lobbies que controlam este senhor.

E a meu ver, houve um golpe de génio em Timor e ninguém reparou.

E pensar que tudo começou por nossa causa......

deixado a 15/1/07 às 21:50
link | responder a comentário

Vaticano 1 - Povo Timorense 0 ( Nota: Autogolo marcado por Xanana )

deixado a 27/6/06 às 18:43
link | responder a comentário

Daniel Oliveira
Máquina Zero,

Já lhe respondi. Ela diz que dizem nas montanhas. Diz quem? Tem credibilidade para o dizer? Em que se baseia? O peça jornalistica nao prova nada e nao passa de um amontoado de boatos. E, n\ao citando quem faz esta acusaçao, juntando na mesma frase factos indismentíveis (é muçulmano), com opinioes (é comunista) e insultos (é terrorista) a jornalista faz a acusaçao escudando-se em frases nao atribuidas a ninguém em concreto. Quanto aos oculos, li o seu comentário de entao e acho que voce é que nao percebeu nada. A nao ser que eu, a CNN e quase todos os canais televisivos de todo o Mundo tenham metido água.

deixado a 27/6/06 às 16:39
link | responder a comentário

Máquina Zero responde a Daniel Oliveira
June 27th, 2006

Meu caro:

Assuma as suas responsabilidades. Você errou. A jornalista australiana Liz Jackson fez um trabalho intocável do ponto de vista jornalístico. Aliás, julgo que será interessante saber a opinião dela àcerca dos comentários que você fez sobre a qualidade jornalística desse trabalho. Por isso, vou mandar-lhe uma tradução do seu post. Em matéria de responsabilidades, assuma as suas. Nós - os que escrevem aqui, no Máquina Zero - assumimos as nossas. E olhe que temos todos uma característica comum. Não sabemos quando é que iremos morrer. Nem sabemos de que é que iremos morrer. Mas sabemos que há duas coisas de que não morreremos: de parto ou de medo.

Máquina Zero

deixado a 27/6/06 às 13:46
link | responder a comentário

Errado, meu caro Daniel Oliveira. Primeiro: a jornalista não começa a peça como você diz! Segundo, identifica claramente de onde vêm essas acusações. Terceiro, claro que não seria caluniar o primeiro-ministro, começar uma peça como você sugere. Confesse lá, meteu a pata na poça mais uma vez (a outra foi com aquela dose fabulosa de anti-americanismo primário, a propósito do jornalista de óculos escuros com que Bush gozou). Por último, alegar que “a imparcial e informada jornalista australiana define o primeiro-ministro demissionário” Mari Alkatiri como «um terrorista, um comunista e um muçulmano» é falso. A jornalista não o faz. Reproduzir esta versão - que já surgiu noutro blogue pela mão de um tal Nuno Ramos de Almeida - é veicular informações falsas e participar numa campanha objectiva e clara contra Xanana Gusmão, deitando gasolina na fogueira que arde em Timor.

deixado a 27/6/06 às 13:45
link | responder a comentário

Daniel Oliveira
O diz alguém tem de ser citado. Quando nao se trata de informaçao confirmada, o "diz-se" nao existe em jornalismo. As acusaçoes, quando sao feitas e quando tem este nivel de gravidade citam-se dizendo quem as disse ou poe-se a pessoa a dize-lo. Quando se começa assim uma peça sem dizer quem o diz é de calúnia que se trata. Até porque ele é evidentemente muçulmano, isso nao é uma acusaçao. Comunista é uma questao de opiniao. E terrorista é ou nao um facto. Quem disse?

A ideia é evidentemente criar um preconceito no telespectador, deixando no ar a suspeita, sem lhe dar voz directa e misturando factos com insultos. O muçulmano misturado com o terrorista nao é obviamente inocente.

Se eu vir uma manifestaçao em que chamam ladrao a Sócrates e como jornalista começar uma voz off assim: "Sócrates é socialista, agnóstico e ladrao" dizem os manifestantes em Portugal, apesar de nao haver provas no terreno destas acusaçoes". O que diria voce? Que eu estava a caluniar o primeiro-ministro. Ou nao?

Desculpem a falta de pontuaçao. O teclado está marado.

deixado a 27/6/06 às 11:50
link | responder a comentário

mg
"Ao mesmo tempo que forças internacionais assistem Timor-Leste a emergir da violência e da balbúrdia, o empurrão politico é agora para forçar o Primeiro Ministro do país, Dr Mari Alkatiri, a demitir-se. Alkatiri é um terrorista, um comunista, um Muçulmano, dizem os homens na concentração na montanha ao Ministro dos Estrangeiros Ramos Horta. Os rumores acerca do Dr Alkatiri são muitas e selvagens. Mas a evidência no terreno é magra."

Se você tivesse pingo de vergonha, corrigia este post.

deixado a 27/6/06 às 03:08
link | responder a comentário

Anónimo
E viva o presidente Mao!
E viva o comunismo chinês!
E viva a Fretilin!
E viva o MarioAlkatiri!

deixado a 26/6/06 às 23:32
link | responder a comentário

e ainda por cima foi eleito democraticamente. tambem queria ser assim tanta coisa ao mesmo tempo!!

deixado a 26/6/06 às 20:43
link | responder a comentário

EZER
agora me lembro daqueles dias em que Xanana estava engaiolado e,atento ,venerando e obrigado era todo sorrisos para os indonésios.Sem qualquer dignidade.Continua assim para com os australianos,que estvam-se maribando para os Timorenses.Não tenho palavras para tamanho palhaço.E a sra.Ana Gomes só confirma que a grande diferença entre o PS e o PSD está no D!!!

deixado a 26/6/06 às 19:44
link | responder a comentário

Comentar post

pesquisa
 
TV Arrastão
Inquérito
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador