Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arrastão: Os suspeitos do costume.

Quem é realista?

João Rodrigues, 11.03.10
 

“A soma de PECs restritivos é uma enorme recessão. A soma de ‘esquerdas’ moles, adaptativas, conformadas e respeitadoras dos ‘mercados’, é uma social-democracia europeia incapaz de contribuir para evitar o desastre anunciado.”

José Castro Caldas

Acho que eu e João Galamba convergimos na radiografia do problema económico europeu e na reforma da arquitectura do seu governo económico. No entanto, noto que Galamba é uma voz relativamente isolada no PS e que a sua noção de realismo é, talvez por causa disso, pouco exigente. Vital Moreira continua a ditar a ordoliberal lei, aderindo automaticamente a toda as vulgatas que vêm da Comissão Europeia e cujos resultados estão à vista: duas décadas perdidas para o país e para a UE e o tédio que foi ter de ler documentos da famigerada, e obviamente fracassada, “Agenda de Lisboa”. Este europeísmo feliz e acrítico tem representado a autodestruição da social-democracia, como tenho argumentado nestes últimos anos.

A margem de manobra nacional é agora mais reduzida. O bloco central tem todas as responsabilidades neste buraco socioeconómico. Assim, apela-se à ética da responsabilidade. A UE tem de mudar ou acabar, mas, enquanto isso não acontece, há algumas alternativas realistas à política de austeridade assimétrica permanente do governo, que Belém e o resto da direita aprovam, apesar de divergências mal encenadas por parte dos Frasquilhos desta vida.

Neste sentido, que tal medidas concretas para uma economia mais decente? Talvez conseguíssemos com este programa, pelo menos, duas coisas. Em primeiro lugar, mais justiça fiscal, provisão pública de bens sociais e algumas políticas públicas oportunas de combate à crise. Em segundo lugar, uma menor discrepância entre a plataforma eleitoral com que o deputado João Galamba se apresentou aos eleitores e as medidas que acabará por votar se a “doutrina do choque”, que Pedro Viana oportunamente invoca, se aplicar uma vez mais e com os mesmos resultados de sempre…

1 comentário

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.