Quarta-feira, 29 de Agosto de 2007
por Daniel Oliveira
Nos próximos três dias, aqui no Arrastão, um documentário de Christiane Amanpour (CNN) sobre fanáticos religiosos: "God's Warriors". Três partes, sobre os "Guerreiros de Deus" cristãos, muçulmanos e judeus, partida em 11 vídeos cada. A primeira parte, que hoje aqui linko, é sobre os cristãos. Amanhã, os muçulmanos. Por fim, na sexta-feira, os judeus. Os documentários (com o total de seis horas) conseguiram o impossível: juntar muçulmanos, judeus e cristãos na indignação.



God's Warriors - Cristãos I

God's Warriors - Cristãos II

God's Warriors - Cristãos III

God's Warriors - Cristãos IV

God's Warriors - Cristãos V

God's Warriors - Cristãos VI

God's Warriors - Cristãos VII

God's Warriors - Cristãos VIII

God's Warriors - Cristãos IX

God's Warriors - Cristãos X

God's Warriors - Cristãos XI

tags:

por Daniel Oliveira
link do post | comentar | partilhar

4 comentários:
tric
Estranho que falta os Gays Warriors, tão fanaticos quanto estes...

deixado a 30/8/07 às 13:04
link | responder a comentário

Estive a ver com atenção os videos das 3 séries.

Gostei particularmente da série sobre os judeus, por ser a realidade que menos conhecia.

Pena a série cristã abordar, apenas, parte da realidade norte-americana, teria sido interessante analisar outras latitudes, por exemplo, a dos cristãos da Indonésia e mesmo doutras partes do mundo, onde também existem guerreiros de Deus.

Achei a série islâmica superficial, talvez por ter já vivido em paises islâmicos. Não foi abordada a questão do financiamento destes grupos, como foi nas outras séries. Achei estranho nunca ter sido referido o atentado de Atocha ou o de Lockerbie, ou mesmo as realidades libanesa, marroquina, argelina ou turca.

Vou parar por aqui nos reparos, senão vão pensar que não gostei, que é errado. Pode ser um belo impulsionador para outras discussões mais profundas.

deixado a 29/8/07 às 23:05
link | responder a comentário

Vi apenas excertos deste documentário na CNN. E o que vi gostei bastante. Faz-nos pensar sobre as muitas formas de comportamento irracional cuja origem está na religião.

Gostava que a Cristhiane Amanpour fizesse outra reportagem sobre os contributos positivos das religiões.

Mas, provavelmente, com as ideias negativas a CNN consegue mais audiência.

deixado a 29/8/07 às 17:55
link | responder a comentário

Vi os documentários sobre o fanatismo religioso cristão e muçulmano, não tive oportunidade de ver sobre o fanatismo judaico.

Achei bastante interessante, embora eu já conhecesse muitos dos aspectos expostos - por exemplo, a felicidade das famílias iranianas cujos filhos, ainda crianças, morreram na guerra Irão-Iraque, transformada em questão religiosa pelo ayatollah Khomeini.

Tal como não me surpreendeu a militância dos "guerreiros cristãos" nos EUA e das suas formas de organização política - é um pouco assustador pensar que na única super-potência mundial e no único país ocidental com capacidade de influenciar outros países em qualquer ponto do globo, existem grupos organizados que defendem perspectivas como aquelas - é mais uma coisa que eu não consigo solucionar, uma democracia deve permitir que se formem organizações que pretendem corromper as bases do estado de direito? É que quando vemos indivíduos, como esses "guerreiros" nos EUA que pretendem, basicamente, atropelar a Constituição Americana e transpor os valores da sociedade secular, responsável por tantos avanços e progressos no ocidente ao longo dos últimos dois séculos, resta esperar que a sociedade americana consiga colocar esses indivíduos nos seus lugares e reduzi-los à insignificância a nível nacional.

Por outro lado, segundo um estudo que li há pouco tempo, nunca houve tantas pessoas sem religião nos EUA como agora - é possível que os indivíduos que seguem essa militância religiosa com objectivos políticos não estejam a crescer em número, estejam apenas mais barulhentos.

deixado a 29/8/07 às 00:09
link | responder a comentário

Comentar post

pesquisa
 
TV Arrastão
Inquérito
Outras leituras
Outras leituras
Subscrever


RSSPosts via RSS Sapo

RSSPosts via feedburner (temp/ indisponível)

RSSComentários

arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


Contador